1º Encontro Paulista de Washboards
Redação DM
Publicado em 28 de janeiro de 2017 às 01:30 | Atualizado há 8 anos
No dia 21 de janeiro aconteceu o 1º Encontro Paulista de Washboards. Mesmo com o dia chuvoso, evento contou com a presença de aproximadamente 80 pessoas que curtiram o som das bandas “Mustache & Os Apaches” e “Fizz Jazz”.
A programação estava cheia de atrações, além das bandas rolou um workshop sobre a linguagem das tábuas de lavar com o percussionista Billy Ponzio e uma palestra com o sensacional Tito Martino, fundador da “Traditional Jazz Band” e “Tito Martino Jazz Band”. Durante a festa rolou também a apresentação incrível da dupla de lindy hopers Cesar Munhos e Michelle Massatelli.
Durante a jam orquestrada por Tito e acompanhada por Décimo Mazzocato no banjo, tiveram onze washboardistas tocando juntos e com viradas de solo para cada um. Também esteve lá o virtuoso Dalmo di Napoli, que demostrou sua tábua complexa que tem até uma buzina de calhambeque acoplada!
A washboard, nada mais é que uma tábua de lavar que passou a ser usada como instrumento musical no sul dos Estados Unidos no fim do século 19. Neste momento os donos das plantações não permitiam que os negros escravos tocassem tambores, pois eles acreditavam que isso potencializaria possíveis revoltas. Desde então, esta tábua vem ganhando adeptos no mundo inteiro. Ela tem alto poder carismático e uma riqueza de timbres muito característicos. Foi apresentada no Brasil pela primeira vez pela “Traditional Jazz Band” fundada por Tito Martino. Com a tomada das ruas por bandas acústicas, a washboard está ganhando novos admiradores.
O evento será mensal com o intuito de fomentar o uso das tábuas na música, de um modo geral, sem limites de gêneros musicais, alem de ser uma boa desculpa pra juntar gente que gosta de tocar, ouvir música e dançar.