Cultura

Procurador do Estado recebe homenagem em Portugal

diario da manha

DA REDAÇÃO

Ronald Bicca receberá as insígnias de membros do Instituto Dom João VI e por suas importantes contribuições em pesquisas da época do Reino Unido Portugal, Brasil e Algarves Hoje, o Grêmio Literário de Lisboa – clube que teve ninguém menos que Eça de Queiroz como sócio-fundador – e o Instituto Dom João VI (Portugal) promoverão, em Lisboa, uma Sessão Comemorativa pelos 200 Anos da formação do reino que unia Portugal e duas de suas colônias: Brasil e Algarves.

Na ocasião, o procurador do Estado de Goiás Ronald Bicca receberá as insígnias de membros do Instituto Dom João VI e será homenageado pelas suas importantes contribuições em pesquisas da época do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (nos anos entre 1815-1822). O príncipe Don Bertrand de Orleans e Bragança também receberá homenagem.

Na ocasião, o procurador ministrará ainda, uma palestra sobre a viagem do francês Saint-Hilaire pela província de Goyaz durante o instituído reino. O evento contará também com conferencistas acadêmicos de Portugal e do grande jurista Jorge Miranda – Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

História

A elevação do Brasil a reino deu-se com o Decreto de 16 de Dezembro de 1815, quando a família real portuguesa se transferiu para o Brasil em decorrência das invasões napoleônicas ao país. Para a comemoração do 2º Centenário da criação do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-2015), o evento comemorativo propõe relembrar a vida de D. João VI e os hábitos de comércio e travessias durante o período do reino, cuja capital era a cidade do Rio de Janeiro.

O Instituto Dom João VI é uma instituição acadêmica e cultural que promove eventos e sessões comemorativas, visando a promoção da cultura portuguesa, já o Grêmio Literário de Lisboa (criado em 1846) é considerado de “Utilidade Pública” pela notável atividade de uma das associações mais antigas da Europa e pela importância das ações desenvolvidas na defesa da língua portuguesa.

 

Homenageado

Ronald Bicca é procurador concursado do Estado de Goiás, advogado com especialidade em Tribunais Superiores, professor de graduação e pós-graduação em Brasília-DF, tem quatro livros publicados e foi procurador-geral do Estado.

Comentários

Mais de Cultura

26 de junho de 2019 as 14:42

Sol em Câncer e a cura emocional

14 de junho de 2019 as 19:24

GIRO PELA FIEG

12 de junho de 2019 as 08:50

Quíron, o segredo da cura

11 de junho de 2019 as 08:36

Questão Social: Um breve olhar

7 de junho de 2019 as 08:46

Astrologia; seja bem-vindo, junho!

30 de maio de 2019 as 08:46

Alego promove seminário de Turismo

28 de maio de 2019 as 09:17

Festa junina no Goiânia 2

16 de maio de 2019 as 11:29

Vênus entra em Touro