Cultura

Praticar exercícios ajuda no trabalho

Indivíduos sobrecarregados com grande rotina de trabalho sofrem com estresse

diario da manha

A falta de tempo é o principal motivo para milhares de pessoas não se exercitarem. A rotina desgastante acaba prejudicando o desempenho no trabalho, assim,  a pessoa que pratica qualquer tipo de atividade física tem um aumento do volume sanguíneo e oxigenação nos músculos,  passando a ter mais energia , fôlego e mais disposição, fazendo seu serviço render muito mais.

Além dos exercícios, a alimentação não pode ficar de lado, pois é parte essencial de uma rotina saudável. Os exercícios físicos só trarão benefícios se acompanhados de uma boa alimentação.

Segundo o preparador físico Marcio Atalla, o cenário é preocupante. “O sedentarismo vem aumentando cada vez mais. Apenas 35% da população brasileira pratica atividade física três vezes por semana, sendo que o ideal é 30 minutos por dia e cinco vezes por semana. Por isso, é importante aproveitar todas as oportunidades dentro de uma rotina agitada”, explica.

Confira cinco maneiras de se exercitar no trabalho:

  1. Substitua o elevador pela escada. Doze andares por dia são, em média, 11 centímetros a menos de circunferência por mês e uma grande melhora cardiovascular.
  2. Ande! Em vez de mandar e-mail para um colega no mesmo piso, vá conversar com ele. Levante para buscar água. O ideal é fazer pequenas pausas a cada hora de pelo dois minutos.
  3. Se possível, aposente o carro e passe a utilizar a bicicleta ou o transporte público. Se sua casa for próxima ao trabalho, por que não ir andando?  Pequenos trajetos do escritório ao restaurante, da casa a padaria também valem! Acumule movimento!
  4. Aproveite os momentos em pé para fazer exercícios também – fique na ponta dos pés enquanto espera para fazer cópias ou impressões.
  5. Sentado na sua cadeira do escritório também é possível fazer alguns exercícios, como juntar as mãos como se estivesse dando um aperto em si mesmo e tentar separá-las (resistindo). Segure por 10 segundos e solte, faça pelo menos cinco repetições.

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