Home / Cultura

CULTURA

Promotoria abre inquérito para investigar falta de laudos da Virada Cultural

[object Object]

A maior preocupação das duas instituições é o Elevado Costa e Silva, o Minhocão, um dos locais do evento, que tem muretas baixas e pode oferecer riscos à população.

O secretário de Cultura, Nabil Bonduki, afirmou que encaminhado todas as informações solicitadas pela polícia, até dos nomes dos médicos da Secretária da Saúde que iriam atuar nos postos de emergência da Virada. Ele estuda a viabilidade de transferir os eventos que seriam realizados no Minhocão para a via de baixo.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a Prefeitura de São Paulo chegou a a presentar um projeto do evento mas a instituição pediu adequações. Os bombeiros aguardam o protocolo do novo projeto para realizar as vistorias. Até o fechamento desta reportagem, o secretário permanecia reunido com o Ministério Público e autoridades para tratar do caso.

[object Object]

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, a Polícia Militar informou que irá priorizar o policiamento no trajeto entre os palcos da Virada Cultural, principalmente os localizados na região central da capital paulista.

A corporação não divulgou o efetivo que será utilizado no policiamento da Virada por questões estratégicas mas informou que serão 54 bases móveis serão distribuídas pela cidade para dar apoio à população durante o evento. A Bonduki, o comando da PM garantiu que neste ano o efetivo será maior do que o utilizado em 2014, que foi de 3.000 homens.

[object Object]

O Monobloco foi incluído hoje na programação do palco Júlio Prestes, que terá o cantor Caetano Veloso no encerramento. O grupo abre o palco no domingo às 18h.

Na programação do Auditório Ibirapuera, também entraram novas apresentações: Leci Brandão, Beth Carvalho e Arlindo Cruz se juntam ao grupo de cantores que acompanharão a apresentação de Dona Ivone Lara no sábado às 20h.

Duas substituições na programação foram feitas de última hora: a cantora Daniela Mercury vai substituir Margareth Menezes e Belo se apresenta no lugar de Anitta.

A organização do evento divulgou que Margareth iria comandar uma homenagem aos 30 anos do axé. No entanto, ontem a produção da cantora divulgou um comunicado informando que ela não iriá se apresentar na Virada.

"A contratação do show não foi efetivada pela organização do evento, apesar de ter sido divulgada pela mesma, ainda que sem autorização prévia da produção da artista. Margareth Menezes e equipe lamentam e esperam voltar à São Paulo em breve", diz o texto da produção.

A Secretaria Municipal de Cultura informou que a apresentação de Margareth foi “cancelada por exigências que fogem do padrão adotado na Prefeitura de São Paulo”. O secretário de Cultural explicou que a produção da cantora pediu uma parte do pagamento adiantada.

— Nós pagamos os artistas da Virada 30 dias depois. E ela pediu uma parte adiantada por conta das despesas com transporte, viagens. Por isso, houve a alteração — afirmou Bonduki.

Daniela Mercury vai se apresentar no Palco Júlio Prestes, às 21h, na região central da capital paulista.

No início da semana, a organização do evento já havia anunciado o cancelamento do show de Anitta, no palco localizado no bairro Brasilândia, Zona Norte de São Paulo. A produção da cantora alegou que ela terá um show em Nova Iguaçu no mesmo dia. Bonduki afirmou que houve uma “confusão” na agenda de Anitta.

Belo, que se apresentaria palco de Cidade Tiradentes (Zona Leste), vai para Brasilândia, e no lugar do pagodeira entrou a banda Jeito Moleque.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias