Home / Cultura

CULTURA

Cine Cultura recebe o circuito de Cinema Chileno no Brasil

O Cine Cultura, da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), exibe, entre os dias 30 de junho e 4 de julho, a Muestra de Cine Chileno Nuevo, ciclo do Novo Cinema Chileno no Brasil. O evento é realizado pelo Instituto Cervantes e pela Embaixada do Chile no Brasil, em parceria com o Cineclube Sinpro Goiás e Cineclube Imigração, e apoio da Seduce. As sessões serão exibidas sempre às 19 horas, com entrada gratuita.

Além de Goiânia, a mostra será apresentada em Brasília, Porto Alegre, São Paulo e São Sebastião. A iniciativa pretende oferecer ao público um registro do precoce trabalho cinematográfico de um conjunto de realizadores, que têm idade média de 30 anos.

Na Mostra será possível apreciar documentários, como “El vas de los Inútiles”, de Edison Cájas, que centra sua visão no movimento estudantil que sacudiu esse país em 2011 e cujas derivações se expressam até hoje nas ruas, mediante a visão de um adolescente imerso nas manifestações e a de um ex-preso político da ditadura.

A programação da mostra traz documentários, filmes de ficção e longas e curtas-metragens que abordam o tema das minorias sexuais, a marginalização e a transexualidade, no contexto do mundo popular e da classe média chilena, com enfoques rupturistas que tendem a colocar em tensão os reflexos e reações tradicionais de uma sociedade frente aos desafios da pós-modernidade.

Juntamente com os longas será exibido um curta-metragem em cada função. E no lançamento do ciclo em cada cidade, o curador da mostra, o jovem cineasta Cristóbal Sobera, falará sobre os filmes em exibição e responderá às dúvidas e perguntas da plateia.

Confira a programação do Ciclo de Cinema Chileno em Goiânia

  • Terça-feira – 30 de junho

El vals de los Inútiles – A Valsa dos Inúteis (2013). Diretor: Edison Cájas. 80 minutos

O relato de duas histórias paralelas narra o movimento estudantil no Chile. Um adolescente imerso no clima político de seu colégio e um ex-preso da ditadura de Pinochet encontraram na mobilização social o sentido de sua própria história.

  • Quarta-feira – 1º de julho

De Jueves a Domingo - De Quinta a Domingo (2012). Diretora: Dominga Sotomayor. 94 minutos

Tudo começa numa quinta-feira, quando duas crianças saem de férias com seus pais e vão para o norte do Chile. E tudo termina em um domingo. Lucia (10) e Manuel (7) viajam junto com seus pais, Ana (35) e Fernando (38), por um final de semana longo. O casal decidiu separar-se, mas tinha planejado fazer esta viagem com seus filhos e por isso decide ir de qualquer jeito. Pouco a pouco, a viagem passa a ser a despedida final da família. Um longo percurso; a solidão da paisagem e a limitação do carro vão revelando a crise dos pais. Os meninos só querem chegar a uma praia, Fernando a um sítio que lhe deixou seu pai e Ana a um lugar que não existe, onde as coisas voltem a estar bem.

  • Quinta-feira – 2 de julho

 Soy Mucho Mejor que voh – Sou Muito Melhor que Você (2013). Diretor: José Manuel Ché Sandoval. 83 minutos

O filme é uma comédia urbana. Cristobal, 40 anos, é um empresário e pai de família que se sente humilhado quando sua mulher ganha uma bolsa de estudos em outro país e quer levar junto o marido e os filhos. Por isso ele decide abandonar a família e perambular por Santiago, capital do Chile, à procura de sexo. Mas o que ele encontra é uma noite patética e cheia de fracassos até que chega o momento em que tem que decidir entre sua família e seu ego.

  • Sexta-feira, 3 de julho

Aquí Estoy, Aquí no – Aquí Estou, Aquí não - (2011). Diretora: Elisa Eliash. 96 minutos

Ao ver seu melhor amigo morrer, o jornalista Ramiro Hidalgo é contratado para escrever a biografia não autorizada de Ana Patricia Ahumada Jones, uma lenda do rock chileno. A investigação leva o jornalista a se conhecer intimamente, mas será que Ramiro conta toda a verdade? O filme foi inspirado livremente em “Um Corpo que cai”, de Alfred Hitchcock.

  • Sábado, 4 de julho

1 - Titanes (Edison Cájas). 2011. 23 minutos

2 - La Ducha (María José San Martín). 2010. 10 minutos

3 - Asunción (Camila Luna). 2013. 20 minutos.

4 - Brazaletes (Cristóbal Sobera y Néstor Pérez). 2010. 7 minutos. Animación

5 - Hijo de Dios (Alvaro Rozas y Tomás Montalva). 2013. 8 minutos. Animación

6 - Opuestos (Cristóbal Sobera) 2013, 15 min

SERVIÇO

Muestra de Cine Chileno Nuevo

Período: De 30 de junho a 4 de julho

Local: Cine Cultura (Centro Cultural MarietaTelles Machado – Pça Cívica nº 2 – Centro – Goiânia/GO)

Informações: (62) 3201-4670 ou no site cineculturagoias.wordpress.com

Entrada gratuita

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias