Home / Cultura

CULTURA

Foco nos pequenos: a arte de fotografar crianças

A infância é geralmente uma fase doce da vida que deixa saudades. Para registrar esses momentos que encantam as mães, os pais e familiares, os profissionais da área estão se especializando na arte de fotografar as crianças.

A fotógrafa Márcia Coutinho conta sobre os segredos de trabalhar com crianças. "Registrar o que seu coração sente e não somente o que os olhos veem", afirma.

Com a experiência de focar bebês, meninos e meninas, ela diz que aprendeu técnicas significativas que fazem a diferença no resultado do trabalho. "O segredo é entregar-se para a criança, deitar-se na grama, sentar-se no chão até conseguir o melhor ângulo. Elas devem ser fotografadas de perto, na altura dos olhos, na linha do sorriso", enfatiza.

Apesar de toda doçura do trabalho, Márcia ressalta que é necessário muita dedicação para obter o bom resultado. "Captar a essência da criança é um processo árduo, que exige preparação, serinidade, equilíbrio e principalmente muito estudo", pontua. A profissional conta que registrar a imagem de uma criança é diferente de fotografar um adulto. "É preciso entender o jeito da criança e ser paciente", diz.

Ela também fala sobre as vantagens e a magia de se fotografar os pequenos. "Trabalhar com crianças é magnífico e também um grande desafio. As crianças são por si só verdadeiras e sinceras. Considero que nós temos muito o que aprender com o jeito delas. Esse lado lúdico do trabalho me envolveu completamente", afirma.

Márcia diz que é preciso atenção em vários aspectos para fotografar as crianças e um deles é o cenário. "Ele deve ser escolhido com atenção e sempre se promovendo o respeito às preferências do cliente", pontua.

A fotógrafa conta também que tem o cuidado de entregar o resultado do trabalho da forma mais rápida possível. Quando as fotografias estão prontas, eu quero entregar de forma breve para o cliente. Ele esperou por elas e seria um castigo demorar para entrega-las", destaca.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias