Home / Cultura

CULTURA

Primeira Batalha Medieval de Goiânia

Da assessoria

“Iremos montar uma Vila Medieval com cinco reinos e um castelo principal. Onde começaremos as batalhas. Para participar você tem que se inscrever por e-mail com o nome do seu reino, tendo o nomes dos competidores e nome dos camponeses do seu reino. O reino mais decorado ganhará prêmios. O reino com as melhores roupas ganhará prêmios.

  • Vamos ter vários sorteios de Produtos Medievais durante o evento.
  • : Você não vai ter que pagar nada para se inscrever.
  • O intuito do jogo e batalhar e matar o rei. Quem matar o rei ficará com o castelo.


– QUAL A VANTAGEM DE TER O CASTELO

Durante todo o evento faremos um banquete (comida/bebidas/doces) para o rei e seus cavaleiros. Em breve iremos postar as regras qualquer dúvida mande no e-mail.

Nosso e-mail.

[email protected]

  • Regras de Combate


As batalhas com espadas feitas de espumas faz parte de mais um dos projetos que o grupo JOY tem para 2015.

As regras de combate devem ser seguidas por todos os participantes.

  • Orientações


Força física: Os combates de Swordplay são essencialmente baseados em toques. Assim, os combatentes devem evitar o uso excessivo de força física.

Honradez: É responsabilidade de cada participante reconhecer quando foi atingido por um golpe válido, e agir de acordo com as regras do jogo de combate em andamento (sair do campo, ir para sua tenda).

  • Áreas de contato


As regras de combate utilizadas dividem o corpo em áreas de contato válidas, neutras e proibidas.

Áreas válidas: Braços, pernas, tronco e costas. Podem ser atingidas normalmente durante um combate.

Áreas neutras: Mãos e pés. Não contam pontos caso sejam atingidas em combate.

Áreas proibidas: Cabeça, pescoço, virilha (em combatentes homens), peitoral (em combatentes mulheres). Não contam pontos caso sejam atingidas, e atingi-las pode desclassificar ou eliminar o combatente que desferiu o golpe.

*   Definições das áreas de contato - tronco (área válida): Peito, costas, abdômen, ombros.

-Braço (área válida): Área entre o pulso e o ombro. Se houver dúvida, considerar o lugar onde se coloca o relógio e a costura do ombro da camiseta/tabard.

-Mão (área neutra): Região entre o pulso e a ponta dos dedos.

-Perna (área válida): Área entre o tornozelo e a cintura. Se houver dúvida, considerar a distância entre o osso do calcanhar e a cintura da calça.

-Pé (área neutra): Região entre o tornozelo e as pontas dos dedos.

-Áreas sensíveis (áreas proibidas): Cabeça, pescoço, virilha (em combatentes homens), peitoral (em combatentes mulheres).

*  Código de Respeito e Conduta

Tratar a todos os participantes com respeito e amizade, independente de serem veteranos, novatos ou diretores.

Tratar também com respeito e cortesia os visitantes, parentes, namorados (as) e curiosos que estiverem assistindo a batalha.

  • Honra


Combater os adversários respeitosamente, de maneira honrada; não usar de xingamentos, humilhações ou possíveis brechas nas regras.

  • Segurança


Zelar sempre pela segurança de todos os participantes, evitando força excessiva nos golpes ou o uso de equipamentos de combate construídos fora das regras.

Em caso de acidente, é necessário isolar a área e chamar a atenção dos combatentes próximos para o fato. O jogo de combate em questão deve ser interrompido imediatamente.

  • Segurança e materiais


Os equipamentos utilizados na prática do Swordplay e das Batalhas Campais devem ser construídos de acordo com regras específicas e utilizando-se de materiais seguros.

  • Orientações gerais


Os equipamentos utilizados nas atividades da 1ª Batalha Medieval de Goiânia seguem o padrão medieval europeu. Não é permitido o uso de equipamentos de origem oriental (katana, sais, naginata, etc.) Todas as superfícies de impacto devem estar revestidas por uma camada de espuma com, no mínimo, 15 mm de espessura.

Todos os equipamentos de ataque (espadas, clavas, lanças, machados, etc.) devem ter obrigatoriamente a parte chamada pomo ou castão na extremidade da empunhadura, e o mesmo deve estar revestido com espuma e silver-tape. Isso ajuda a proteger os equipamentos dos oponentes e melhora o aspecto estético.

*   Espadas

- Espadas curtas (com núcleo de até 75cm) podem ser feitas com canos de PVC de 1/2? ou 3/4?.

- Espadas longas (núcleo maior de 75cm) devem ser feitas somente com canos de PVC de 3/4?.

É obrigatório que haja uma camada extra de espuma na ponta da espada para manter a segurança em caso de estocadas (de 3 a 5 cm).

Espadas devem obrigatoriamente apresentar a peça conhecida como guarda-mão na base da lâmina, e também a peça conhecida como pomo (ou castão) na base da empunhadura.

  • Escudos


A face do escudo deve estar recoberta por uma camada de espuma ou E.V.A. de, no mínimo, 2mm de espessura.

A borda do escudo (rebordo) deve estar recoberta por uma camada de espuma. Essa camada pode ser um tubo de isolamento de ar condicionado (Polipex) com espessura de 9mm, ou uma tira de espuma cortada de um colchonete esportivo, com espessura de 7mm.

  • Lanças


As lanças costumam sofrer do infame “efeito chicote”. Para evitar esse efeito indesejável, todas as lanças devem ser construídas com núcleo duplo, que pode ser montado de duas maneiras:

- Opção 1 (recomendada): um tubo de alumínio de 22mm de diâmetro dentro de um cano de PVC de 1 polegada.

- Opção 2: 2 canos de PVC, um dentro do outro (um cano de 3/4? dentro de um cano de 1 polegada);

A haste da lança deve estar recoberta por um tubo de isolamento para ar-condicionado (Polipex) de 9mm de espessura. A haste não pode ser usada para atacar os adversários, mas pode ser utilizada normalmente para bloquear ou defletir ataques.

  • Flechas


É obrigatório haver uma proteção metálica entre a ponta da cavilha e as camadas de espuma, de modo que a madeira não perfure a espuma no caso de impactos. Essa proteção pode ser feita com uma moeda, uma tampinha de garrafa ou uma arruela cujo diâmetro interno seja menor do que o da cavilha.

As pontas das flechas devem ter uma superfície de impacto de espuma flexível (espuma de poliuretano) com no mínimo 3 cm de espessura.

Boa Batalha”

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias