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A retomada das ruas e parques de Goiânia

Nesses dias de correria urbana, redes sociais e interação familiar quase que perdida em compensação as novas tecnologias, projetos de cunho privado e também puxados pelo pode público, tentam resgatar essas atividades ao ar livre. Hoje que é comemorado o dia dos pais, uma boa dica, para você que gosta de andar de bicicleta, skate, patins ou demais esportes é ir com a família inteira para os parques da cidade ou para a Avenida Goiás.

No final de Julho deste ano a prefeitura inaugurou a primeira ciclofaixa "permanente" da cidade. As aspas entram para demonstrar a ironia, da palavra permanente, uma vez que só é liberada para os ciclistas aos Domingos, no período entre as 7h e as 16 horas. Apesar do curto período, já é um avanço e a Ciclofaixa do Parque Vaca Brava e a do Areião, já atraem diversos ciclistas, principalmente os que moram nessas regiões mais nobres da capital.

Bike de aluguel Apesar de muita gente ir aos parques aproveitar o Domingo de sol, devidamente munidos com suas bicicletas e demais apetrechos, nem todo mundo tem a possibilidade de comprar e locomover uma boa bicicleta. E foi a partir dessa ideia, que alguns jovens empreendedores buscaram um conceito que já está implantado em outras cidades do país, como Rio de Janeiro e São Paulo. E foi no Parque Vaca Brava no período pré-estabelecido pela prefeitura, que dois rapazes começaram um negócio de aluguel de bicicletas.



Afinal muita gente gosta de andar de bike, mas nem todo mundo tem uma em casa ou mesmo o ânimo de carregar o trambolho até o local que vai dar umas pedaladas. Agora é possível, você portando um documento de identificação e ao menos 10 reais, alugar uma bicicleta completa, com capacete e todo conforto para praticar o esporte. Em entrevista com Marcos Faria, um dos fundadores da pequena empresa de aluguel, o mesmo disse que a ideia surgiu inicialmente como uma solução prática para os ciclistas. "Primeiro desenvolvemos um rastreador próprio, que era vendido para os ciclistas como forma de segurança, caso tivesse a bike roubada. Nisso percebemos que não só os atletas podem ser ciclistas, mas também pessoas que buscam uma alternativa viável e saudável de transporte urbano, fora os momentos de lazer" completou Faria.



As principais cidades do mundo, já adotaram as ciclofaixas, ciclovias e postos de aluguel de bicicleta para desafogar o transito de veículos motorizados. Marcos comenta que isso é uma mudança de hábitos culturais, por isso estão trazendo isso aos poucos para os goianienses: "Inicialmente vamos alugar as bicicletas aos Domingos, aqui no parque Vaca Brava, onde tem as ciclofaixas, mas nossa expectativa é que seja um projeto que realmente atenda a população no sentido de transporte no dia a dia mesmo" concluiu.

A banquinha foi pensada para todo tipo de possível usuário de Bike e também nas pedaladas em família, por isso é possível alugar tanto uma bicicleta de trilha, como uma infantil. Para quem tem filhos pequenos, tem a bike com cadeirinha de criança. Os valores ficam em média entre 10 reais e pouco mais de 20, dependendo da quantidade de horas que a pessoa andar. "Hoje no mundo das redes sociais, todo mundo quer registrar tudo, por isso pensamos também em um capacete com uma câmera de alta definição acoplada, para quem quiser gravar o passeio ou possíveis manobras, depois pegamos o e-mail da pessoa e enviamos o vídeo". O projeto de aluguel de bicicletas, apesar de ser novidade em Goiânia, já no primeiro dia de funcionamento atraiu um bom público: "Cerca de 30 pessoas alugaram bikes e prometeram voltar na próxima semana, com a família inteira, acho que foi muito boa a recepção do público" afirmou Marcos.



Uma cliente que tinha acabado de locar uma bike, Denisia Lopes (29), disse que adorou a proposta: "Eu tenho bike em casa, mas preferi locar quando cheguei ao parque e vi a banca aqui, principalmente pela questão do transporte, dá muito trabalho trazer a minha bicicleta de casa para andar no parque, achei um diferencial" declarou a moça. Apesar da presença de ficais da AMT, muitos motoristas não respeitaram o curto período reservado aos esportistas e mesmo com placas e faixas de sinalização, estacionaram os carros em cima da ciclofaixa.



Na Avenida Goiás O mais novo projeto de reintegração da população ao espaço público da cidade, é o #DomingoNoCentro. A campanha lançada pela Prefeitura de Goiânia, começa hoje, neste Dia dos Pais. A ação tem como objetivo promover, na Avenida Goiás, atividades para lazer, esporte e cultura para o goianiense. Como toda novidade boa partida do governo, esse tipo de ação também demorou um pouco para chegar a cidade. Em Brasília uma proposta semelhante já acontece faz um bom tempo, e tem tido a aprovação dos moradores da capital federal. Na maior metrópole do país, a Avenida Paulista também tem sido fechada e reservada para a pratica de esportes e outras intervenções culturais. A pergunta principal, é se o goianiense vai aderir ao projeto. Não teremos muita sorte, caso sejam os mesmos que estacionam nas ciclofaixas. Só o tempo dirá.



Fato é, que começa hoje na capital goiana essa nova opção de entretenimento. O Domingo no Centro, visa ser um local propício para prática de esportes, lazer e eventos culturais, também durante o limitado período das 7h às 16h. O lançamento do projeto será às 8 horas, e toda população está convidada a participar do evento. No evento oficial do Facebook, a prefeitura diz: "Disponibilizando a avenida, entre o anel interno da Praça Cívica até a Rua 4, o objetivo do chefe do Executivo Municipal é fazer com que a rua se torne uma nova alternativa de lazer para os moradores da cidade, além de fomentar a cultura - através da divulgação dos artistas locais - e promover a realização de atividades físicas".

Para isso, além da extensão da ciclovia da Avenida Universitária, a população poderá também andar de patins, skate e fazer outras atividades esportivas no local. Só pelo fato de estar chegando aos setores menos elitizados da capital, é um avanço em termos de acessibilidade para a população. Outro fato é que caso realmente funcione, essa pode ser uma esperança de que o projeto prometido por Paulo Garcia, da criação dos trechos cicloviários que instituí a criação de 140 quilômetros de espaços para os ciclistas até o final de seu mandato.

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