O inusitado Ramone
Diário da Manhã
Publicado em 17 de setembro de 2015 às 19:41 | Atualizado há 4 mesesDouglas Glen Colvin, mais conhecido como Dee Dee Ramone nasceu em Fort Lee, Virgínia, porém passou toda sua infância morando na Alemanha. Era filho de um oficial americano com uma alemã e teve uma infância difícil, principalmente porque o país em que morava estava sendo devastado pela segunda guerra mundial. Era fascinado por artefatos de guerra, sua primeira guitarra foi comprada ainda quando era criança, com o dinheiro da venda de cintos, pinos de granada, cartuchos de bala. Encontrou na música seu refúgio e começou a ter aulas com um amigo de escola.
O nome “Dee Dee” foi retirado de um anuncio de jornal, no qual falava sobre um famoso lutador que iria a Berlim. Já o nome “Ramone” foi dado devido a uma matéria de uma revista de música onde dizia que Paul McCartney (The Beatles) havia usado o nome “Paul Ramon” para se hospedar em hotéis. Foi daí que surgiu o nome Dee Dee Ramone, um nome meio copiado, mas que soava original.
Por problemas de alcoolismo seus pais se separaram, assim com 14 anos de idade o músico se mudou para Nova York junto com sua mãe e sua irmã, onde conheceu Tommy Ramone, Joey Ramone e Johnny Ramone, formando uma das bandas mais influentes da história do punk rock mundial.
Ao chegar em Nova York, Dee Dee pensava que sua vida iria melhorar, porém por ser de família alemã, ele sempre tinha que ficar em alerta, tanto com os moradores do bairro como com a polícia.
Aos 15 anos teve seu primeiro contato com as drogas e alguns anos depois parou de estudar. Foi com seu amigo Johnny que Dee Dee começou a tocar guitarra e entrou para o mundo da música.
Ramones
A banda norte-americana foi formada em 1974, era composta foi Johnny (guitarra), Joey (bateria) e Dee Dee (baixo e vocal). Um tempo depois a banda foi totalmente reconstruída, Thommy entra no grupo e assume a bateria, Joey vai para os vocais, Jhonny permaneceu na guitarra e Dee Dee no baixo. Com o visual marcante composto por calças jeans rasgadas, jaquetas de couro e tênis surrados e sujos, a banda começou a estourar. As apresentações da banda não duravam mais que 20 minutos, pois a média de tempo de suas canções era de cerca de 60 segundos. Em 1975 assinaram com a gravadora Sire, sendo um dos primeiros punks de Nova York a serem contratados por um selo.
Vários integrantes passaram pela banda até seu fim em 1995, com a turnê de despedida “Adios Amigos”. Encerrando suas atividades vinte anos após o primeiro álbum.
Da ruína ao fim
Dee Dee sempre se sentiu solitário na banda, poucos integrantes interagiam com ele durante as viagens das turnês. Esse foi o marco para que o músico começasse a produzir novos projetos. Em 1987, ele comprou roupas parecidas com a dos Rappers americanos e lançou seu primeiro disco de Rap, o Funky Man. O disco não foi bem aceito pelos fãs e nem pela banda.
Essa seria a oportunidade perfeita do músico sair dos Ramones. Porém, ele não tinha mais família e nem um lugar para ir. Somente em 1989, na turnê do álbum Brain Drain, na Califórnia, Dee Dee juntou suas coisas e foi embora para Nova York, onde alugou um apartamento.
A partir dos anos 90 sua vida se tornou uma polêmica, Dee Dee passou por algumas bandas e novos projetos, porém todos foram um fracasso. Em 1992 foi preso por porte de maconha e para sair pagar a fiança, ele teve que vender o direitos autorais de várias músicas, como “Strength To Endure” e “Main Man”. As músicas foram vendidas para os empresários dos Ramones, no qual aproveitaram para gravá-las. O músico participou do último show da banda que aconteceu no Lollapalooza, em 1996.
Em abril de 2002, Dee Dee fez um pronunciamento pois os Ramones entraram para o Salão da Fama do Rock and Roll, no qual dizia que queria parabenizar e agradecer ele mesmo. Semanas depois o músico foi encontrado morto atrás do sofá de sua casa em Hollywood, por sua esposa, Bárbara Zampini.
Com um longo histórico de drogas, sua morte não foi diferente, ele teve uma overdose acidental de heroína, pois havia oito anos que não usava a droga, e seu corpo estava frágil para receber a substância.
Dee Dee Ramone morreu aos 50 anos deixando um legado de fãs, que o considera como o principal compositor e idealista dos Ramones.