Home / Cultura

CULTURA

Gerard Depardieu, o ator franco-russo

“Quando me entedio, bebo. Se começo a beber, não posso beber como uma pessoa normal. Posso entornar 12, 13, 14 garrafas por dia”.A polêmica declaração, que foi destaque na sessão Frases da revista Veja e em outros veículos em todo o mundo é do queridíssimo ator, cineasta e empresário francês Gerard Depardieu. O ator é conhecido, além de sua brilhante carreira que já conta com mais de 140 filmes, por suas polêmicas em aeroportos, acidentes de trânsito e aparições em eventos públicos com um pouquinho a mais de álcool no sangue. Há cerca de um ano, Depardieu discursou aparentemente bêbado no centro cultural Flagey em Bruxelas, num ato comemorativo à 1ª Guerra Mundial. Das oito leituras programadas para a solenidade, Gerard Depardieu realizou três, as outras cinco leituras foram suspensas por decisão da organização do evento.

O terceiro de seis filhos de uma família humilde francesa, Gerard saiu de casa aos doze anos e passou a viver entre prostitutas. Aos dezesseis anos, aconselhado por uma assistente social, ele saiu das ruas e foi testar seu talento nos palcos de teatro franceses. Estreou pelo Theatre Natoinale Populaire  em Paris, mostrou talento e passou a atuar em pequenas peças num café teatro chamado Café de la Gare, participando de aproximadamente 15 peças. Mas foi no cinema onde Depardieu atingiu seu ápice como ator.

Ainda na adolescência, estreou nas telonas com o curta-metragem Le Beatnik et le Minet (1965), em 1974 sua fama aumenta após a interpretação no filme Corações Loucos. Mas é a década de noventa que marca os anos dourados da carreira de Gerard Depardieu. Em 1990 protagoniza o longa-metragem Cyrano, baseado na obra Cyrano de Bergerac de Edmond Rostand, dando abertura para a época que o consolidaria como um dos maiores atores de cinema do mundo. Com La Dernier Métro, Gerard foi indicado ao César, o Oscar frances como Melhor Ator. Depardieu também é detentor do maior título de honraria francesa,  o Chevalier du Legion d’Honneur (Cavaleiro da Legião da Honra). Após Cyrano, os convites para atuar em filmes de grandes diretores franceses não cessaram.

Entre 1980 e 1986, Gerard atuou na trilogia do diretor francês Francis Veber com os filmes La Chèvre, Les Compères e Les Fugitives. Na década de 1990 conquistou o público norte-americano ao protagonizar o romance GreenCard, dirigido por Peter Weir. Ainda na década de 1990 um escândalo provocou uma reviravolta em sua carreira.Gerard Depardieu era o favorito ao Oscar de Melhor Ator pela atuação em Cyrano. Ao declarar à revista norte-americana Times que havia testemunhado um estrupo, a mesma, ao traduzir do francês para o inglês, publicou em suas páginas que Gerard havia participado de um estupro. A revista deixou o “erro” passar pela edição e o ator perdeu o favoritismo ao prêmio Oscar.

Uma de suas muitas atuações que conquistaram o público foi como o gordo Obelix em Asterix & Obelix contra César em 1999, inspirado na história em quadrinhos de Goscinny e Uderzo, rendendo uma continuação em 2002 com Asterix & Obelix: Missão Cleópatra. Em 2000 estrelou nos filmes Os Miseráveis e 102 Dalmatas. O ator também conquistou em 1997 o Leão de Ouro pelo conjunto de suas brilhantes atuações.

No ano de 2012, devido a discordâncias ideológicas com o governo socialista de François Hollande, Depardieu renunciou sua cidadania francesa. Em 3 de janeiro do ano seguinte, o presidente da Rússua, Vladimir Putin concedeu ao ator o título de cidadão russo. O ator foi proibido de entrar na Ucrânia pelos próximos cinco anos a partir de julho de 2015 e seus filmes também foram proibidos de ser exibidos no país por serem considerados pró- Rússia. Músicas russas também não são permitidas no país ucraniano.

Em 2008 Gerard Depardieu sofreu mais um duro golpe: a morte de seu filho, o também ator Giullaume Depardieu. Fruto do casamento com Elisabeth Depardieu, com quem teve Giullaume e Julie, ambos atores. Giullaume morreus aos 37 anos, na França, vítima de pneumonia. Atualmente, Gerard está gravando em Portugal um longa-metragem em que dará vida ao ditador Stallin, da antiga União Soviética, o filme busca retratar os últimos anos de vida do ditador. As filmagens estão marcadas para encerrar em 5 de fevereiro de 2016. Hoje, 27 de dezembro, é o 67º aniversário do ator.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias