Home / Cultura

CULTURA

Escalada

Os avanços tecnológicos do século XX promoveram verdadeiras revoluções na área da Engenharia Civil e da Arquitetura. Um dos exemplos materiais desse progresso é o Burj Khalifa, um edifício de 828 metros. Situado em Dubai, capital dos Emirados Árabes, no Oriente Médio, o investimento conta com 163 andares e é considerado o maior arranha-céu já criado pelo homem. Com um orçamento que girou em torno de 1,5 bilhões de dólares, o prédio levou cinco anos para ser construído, e foi inaugurado no dia 4 de janeiro de 2010, há exatos seis anos.

Quando foi inaugurado, o prédio foi batizado de Burj Dubai, que em árabe significa Torre de Dubai. Pouco tempo depois foi rebatizado de Torre do Khalifa devido a um empréstimo de 10 bilhões de dólares concedido pelo então governador de Abu Dhabi, o Khalifa bin Zayed Al Nahyan. Esse câmbio financeiro veio em meio a uma crise no emirado, e foi concedido para que Dubai conseguisse cumprir com suas dívidas diante da empresa estatal Dubai World, e renovou o otimismo que motivou a construção do complexo econômico da cidade.

Histórico


Antes do Burj Khalifa, o detentor do recorde de maior edifício do mundo era o Taipei 101, situado na cidade de Taipei, capital do Taiwan, país do leste asiático. Esse edifício manteve o posto de mais alto do mundo durante sete anos, de 2003 a 2010. Os dados da construção levantam uma altura total de 449 metros e 101 andares. O edifício possui uma iluminação que varia em sete cores. Cada uma dass sete cores do arco-íris correspondem a um dia da semana. Vermelho (segunda), laranja (terça), amarelo (quarta), verde (quinta), azul (sexta), violeta (sábado) e roxo (domingo).

O Taipei 101 também já foi superado no posto de segundo maior edifício do mundo. Desceu um degrau no pódio em 2008, quando foi inaugurado o Shanghai World Financial Center, em Shangai, na China, que possui 492 metros. Outros edifícios de destaque na lista de maiores do mundo são One World Trade Center, localizado em Nova Iorque, nos Estados Unidos (com 541 metros, inaugurado em 2013, no lugar das antigas torres destruídas em 2001) e o Centro Internacional de Finanças de Hong Kong, com 484 metros.

Brasil


O edifício nacional com maior altura localiza-se na cidade litorânea de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Batizado de Millenium Palace, o prédio foi inaugurado em nove de agosto de 2014, e possui altura total de 177 metros, distribuídos em 46 andares. A construção superou o clássico Mirante do Vale, da cidade de São Paulo. Esse edifício foi inaugurado em 1960 com 170 metros de altura e um total de 51 andares. O Mirante do Vale tem 66 anos, e permaneceu por 64 deles no topo da lista de maiores edifícios do país.

Goiânia também é reconhecida nacionalmente pelo grande número de arranha-céus. Atualmente, o maior edifício da capital goiana é o Premier Vision, localizado no Jardim Goiás. Essa construção foi inaugurada em 2013, e possui 148 metros, divididos em 44 andares. O Premier Vision ocupa o 21º lugar na lista de maiores prédios do Brasil. Outro arranha-céu de destaque da cidade é o Premier Unique (também no Jardim Goiás), com 142 metros e 44 andares. É atualmente o 27º maior do país. O terceiro maior do estado é o L'essence Suíça, com 130 metros e localizado no setor Nova Suíça. Foi inaugurado em 2008.

Futuro


Apesar de manter seu posto de maior prédio do mundo há mais de meia década, novos desafios da engenharia já estão em andamento. Um deles, a Torre de Gidá (em inglês Jeddah Tower), em processo de construção desde abril de 2013, promete atingir mais de um quilômetro de altura. Com inauguração prevista para 2020, e orçamento estimado em cerca de 28 bilhões de dólares, seu projeto estima um tamanho final de 1008 metros. A missão foi proposta pelo príncipe saudita Alwaleed bin Talal, e terá sede na cidade de Gidá, segunda maior cidade da Arábia saudita.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias