Home / Cultura

CULTURA

Os Tapetes de Rua da Semana Santa

Eleita Capital Brasileira da Cultura em 2007, São João Del Rei, interior de Minas Gerais, preserva uma das mais antigas tradições da Semana Santa: os Tapetes de Rua ou Tapetes de Flores. A cidade é a única no mundo que ainda mantém integralmente todas as tradições da Semana Santa que não foram mantidas nem mesmo pelo próprio Vaticano, mas em São João Del Rei mantém-se intacta há mais de 250 anos. As irmandades de Senhor dos Passos e e Santíssimo Sacramento da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar realizam as solenidades da Quaresma e da Semana Santa, preservando elementos como os Tapetes de Rua e Flores temáticos e outras manifestações culturais, realizadas em conjunto com diversos grupos culturais e o projeto Atitude Cultural. O projeto atitude Cultural apoia 124 peças teatrais, projetos de resgate histórico, exposições fotográficas, documentários, além de inventário digital da cidade.

A questão da cultura está tão arraigada às manifestações religiosas de São João Del Rei que as festividades pascais recebem o nome de Semana Santa Cultural, que começou suas atividades de preservação e revitalização das tradições em 2000. Os Tapetes de Rua são confeccionados por artistas e por pessoas da comunidade no geral. Artistas plásticos como

Fernando Pedersini, Thiago Monteiro, Jaime Vieira, Wilson do Rio das Mortes, Delcy Batista Vieira, Potto, Paulinho Pintor, Cida Lima, Conrado, entre outros, são destaque na realização da tarefa. Oficinas de arte, floriculturas e associações turísticas da região também confeccionam tapetes de flores naturais, que são espalhados pelas ruas, praças e bosques de São João Del Rei. Entre os temas dos tapetes estão motivos do patrimônio local e motivos religiosos. Outra questão importantíssima em relação aos Tapetes de Rua de lá é a sustentabilidade. Além de flores, serragem, areia, pedras e tinta são utilizadas nas belíssimas obras de arte.

Também em Minas Gerais, na adorada Ouro Preto a tradição dos Tapetes de Rua enchem os olhos dos moradores e turistas durante a Semana Santa. Diz-se que a origem desta tradição remete aos tempos de Jerusalém, quando cobriam as ruas com ramos e folhas para a passagem de Jesus. Já em Ouro Preto remete à reinauguração da Matriz do Pilar, em 1733. A Prefeitura Municipal é quem distribui serragem colorida para a população confeccionar esta “manifestação devocional de artesanato coletivo”, nas palavras do jornalista e fotógrafo Tito Ansaloni.

A cidade portuguesa de Sardoal também é destaque na confecção dos mais belos Tapetes de Flores da Semana Santa no País. A programação da cidade deste ano para o período pascal promete, além dos coloridos Tapetes de Flores, Concerto de Flauta “Forever Bach, forever”, Teatro de Rua “A Paixão de Cristo” e exposições do Projeto Capela e Rostos da Misericórida.

Os Tapetes de Rua são utilizados não somente na Semana Santa, como também em várias outras celebrações ao longo do ano litúrgico, a exemplo do dia de Corpus Christi de Niquelândia, em Goiás. As ruas são coloridas da porta da Igreja de Senha Senhora da Abadia até a Igreja de Santa Efigênia, passando pelas principais ruas da cidade. Niquelândia, antigamente São José do Alto Tocantins, foi uma rica cidade do ciclo do ouro em Goiás. No período, o Arraial de Traíras, povoado niquelandense, era o mais aurífero da Província de Goyaz. A cidade preserva, além da tradição de Corpus Christi, as seculares tradições da Romaria de Muquém, as Folias do Divino, e as Congadas de Santa Efigênia e Nossa Senhora do Carmo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias