Home / Cultura

CULTURA

Maior eclipse lunar do século acontece na próxima sexta-feira

Na próxima sexta-feira, o céu será palco do maior eclipse lunar do século XXI. O fenômeno que também é conhecido popularmente como Lua de Sangue começará as 16h30 e poderá ser visto do Brasil. De acordo com o Observatório Nacional, a previsão é que o eclipse lunar termine às 20h29min. Para assistir melhor este espetáculo, é recomendado ir até um local alto onde é possível ver o céu perto do horizonte a leste.

A pesquisadora do Observatório Nacional, Josina Nascimento, explica que neste eclipse a Lua vai passar bem no centro da sombra da Terra e o eclipse total terá duração de 104 minutos. Na sexta-feira, será possível ver também o planeta Marte. Isso porque o astro está em máxima brilhância e estará próximo da Lua.

Josina esclareceu ainda ao portal do Observatório Nacional que vários planetas estão visíveis a olho nu: tais como Vênus a oeste após o pôr do Sol, Júpiter já está alto no céu quando o Sol se põe, Saturno está visível também no início da noite a leste.O próximo eclipse total da Lua que poderá ser visto do Brasil acontecerá na noite de 20 para 21 de janeiro de 2019.

Acompanhe

A partir das 18h13min a Lua começa a sair da sombra mais escura (umbra) e isso marca o início do eclipse parcial, que vai até às 19h19min. Nesse instante a Lua começa a entrar na sombra mais clara (penumbra) e isso marca a fase penumbral do eclipse, que vai terminar às 20h29min. (Foto: reprodução CNN)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias