Home / Cultura

CULTURA

Astrologia: compreendendo o Ascendente

Colaborador: Blender Barbosa


A Astrologia é uma ciência milenar, utilizada desde os primórdios mais relevantes de toda a história, em várias culturas e civilizações orientais e ocidentais. Ela conquista novos adeptos e curiosos todos os dias, mas gera muitas dúvidas e também polêmicas. E hoje trouxemos um assunto de muita relevância na hora de compreender um pouco mais sobre essa pseudociência: uma explicação simples sobre o ascendente.

Entenda o ascendente

O ascendente (ASC) ou Casa 1 é um ponto importantíssimo na hora de estudar Astrologia. Ele representa o “Eu Real”, é associado à aparência física, saúde, ego, a como você se apresenta aos outros, como se porta e como conquista seus objetivos.

O signo ascendente é aquele que estava ascendendo no horizonte celeste no momento que você nasceu. Ele varia conforme o lugar e hora de nascimento. Seu ascendente pode estar posicionado em qualquer um dos doze signos e será sempre o mesmo, não muda. Ah, vale ressaltar que o ascendente não é o mesmo que signo. Por exemplo, se você é de Touro, seu ascendente pode estar posicionado em qualquer outro signo.

Casa 1?

O Mapa Astral é a ferramenta utilizada para saber onde estavam posicionados os planetas na hora de seu nascimento. Ele consiste em um mandala dividida em doze casas e a primeira casa é onde está o seu ascendente.

O ascendente e os signos

Todo signo, planeta ou casa tem um dos quatro elementos - fogo, água, terra ou ar - sendo o regente. No caso do ascendente, assim como o próprio signo solar, também possui um elemento.

Para saber onde está posicionado é necessário fazer o Mapa Astral. Mas se você já sabe em qual posição está o seu, confira algumas de suas principais características:

Ascendente em Áries: Possuem grande poder e determinação nas ações e ideias. São extremamente competitivos, sinceros, corajosos e lutam por aquilo que desejam. Palavra chave: impulsividade. Elemento: fogo.

Ascendente em Touro: Apaixonados pelo luxo e pela beleza. São estáveis e pacíficos. Práticos, não economizam com o conforto e amam suas família. Palavra chave: dinheiro. Elemento: terra.

Ascendente em Gêmeos: Têm mente aberta e são curiosos. Sociáveis e sem foco. Usam a palavra como forma de se aproximar dos outros. Palavra chave: diálogo. Elemento: ar.

Ascendente em Câncer: São pessoas delicadas, sensíveis e maternais. Odeiam discussões e sempre se preocupam em não ferir os outros. Palavra chave: emoção. Elemento: água.

Ascendente em Leão: Todos notam sua presença, sua personalidade forte e sua generosidade as tornam facilmente o centro das atenções. Palavra chave: expressão. Elemento: fogo.

Ascendente em Virgem: Sistemáticos, detalhistas, cuidadosos e perfeccionistas. Estão sempre prontos a resolver um problema. Palavra chave: organização. Elemento: terra.

Ascendente em Libra: Diplomatas por natureza. Sempre em busca do equilíbrio nas relações, são pessoas essencialmente carismáticas e atentas às necessidades alheias. Palavra chave: harmonia. Elemento: ar.

Ascendente em Escorpião: Teimosos, intensos, fixos e passionais. Também são misteriosos e não costumam ser muito sociáveis. Palavra chave: lealdade. Elemento: água.

Ascendente em Sagitário: Otimistas e inspirados. Discussões filosóficas os atraem. São pessoas amigáveis e idealistas. Palavra chave: liberdade. Elemento: fogo.

Ascendente em Capricórnio: Esforçados, disciplinados, sistemáticos, trabalhadores e pacientes. Possuem objetivos e vão atingi-los com praticidade. Palavra chave: responsabilidade. Elemento: terra.

Ascendente em Aquário: Originalidade, criatividade e independência. São divertidos e amigos. Todos sentem que podem contar com ele. Palavra chave: conexão. Elemento: ar.

Ascendente em Peixes: Hipongas, simpáticos e compreensivos, essas pessoas estão sempre dispostas a ajudar. Palavra chave: idealização. Elemento: água.

(Foto/Ilustrativa)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias