Home / Cultura

CULTURA

Bacurau representará o Brasil no Prêmio Goya

Mais uma conquista acontece no cinema nacional. O vencedor do Prêmio do Júri em Cannes, Bacurau agora segue para a Espanha para disputar o Prêmio Goya, conhecido popularmente como o Oscar espanhol. O longa concorre na categoria Melhor Filme Iberoamericano.

A produção distópica brasileira tem estreia prevista nos cinemas para o dia 29 de agosto. Antes disso, abre o Festival de Cinema Gramado, no dia 16 do mesmo mês. "O protesto, desta vez, está em meu filme." É assim que Kleber Mendonça Filho explica a ausência de manifestação política no tapete vermelho de "Bacurau".

"Bacurau é um canto de amor a uma das características que o nordestino tem de mais admirável"

A história retrata um pequeno povoado do sertão que sofre com a morte de Dona Carmelita, uma mulher muito querida. Dias depois, os moradores percebem que a comunidade não está mais nos mapas e sofrem com uma série de assassinatos. Kleber Mendonça Filho divide a autoria e direção do longa com Juliano Dornelles, que foi o diretor de arte do diretor em Aquarius (2016). Bacurau é uma coprodução Brasil- França gravada no Sertão do Seridó, divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba.

Bruno Ghetti, crítico de cinema, traduz de maneira pertinente aspectos que caracterizam a obra "O longa é cheio de metáforas nem sempre muito claras, mas contundentes, com uma inegável competência e originalidade para se apropriar da cultura popular nordestina para falar de luta e sobrevivência. E preservação da própria liberdade" diz o crítico.

"A grande vantagem do filme é que essa forma de ser e de pensar não parece idealizada ou glamorizada; existe muito da Bacurau do longa em diversos locais pelo Brasil, sobretudo no Nordeste, onde, a despeito da carência material, o senso de empatia e de humanidade ainda não se perdeu. O filme é um canto de amor a uma das características que o nordestino tem de mais admirável: sua capacidade de resistir e enfrentar as adversidades, sem perder a capacidade de ter compaixão e o respeito pelos demais. Mas, igualmente, de se impor quando a situação exige" reitera Ghetti.

https://twitter.com/kmendoncafilho/status/1160885860608483330?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1160885860608483330&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.omelete.com.br%2Ffilmes%2Fbacurau-representara-brasil-premio-goya

Num futuro recente, Bacurau, um povoado do sertão de Pernambuco, some misteriosamente do mapa. Quando uma série de assassinatos inexplicáveis começam a acontecer, os moradores da cidade tentam reagir. Mas como se defender de um inimigo desconhecido e implacável?", diz a sinopse oficial do longa.

Com informações de Omelete e Uol

Mais vídeos:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias