Home / Cultura

CULTURA

Galeano fala sobre amor em nova obra

Quem cisma em passear sobre a história da América Latina e esquece de mencionar o nome do escritor uruguaio Eduardo Galeano (1940-2015) comete um erro crasso.

Galeano, um dos maiores pensadores da esquerda latino-americana, é um daqueles intelectuais necessários para o exercício do pensamento crítico, e o seu livro-reportagem “As Veias Abertas da América Latina”, de 1971, tem status de clássico.

Sua obra como um todo é um sopro de lucidez em tempos de irracionalidade.

Fruto da cultura oral dos cafés, o escritor formara-se na escola de jornalismo crítico e combativo que existia às margens do rio da Prata, em Montevidéu, nas décadas de 1960 e 1970. Trabalhara no semanário cultural e político “Marcha”, onde foi colega de redação do escritor Ángel Rama.

Quando estourou o golpe militar no país vizinho nos anos 70, foi para a Argentina e colaborou com o jornal “Crisis”, época em que rolava muita violência política, com guerrilha e repressão.

Com a ascensão do ditador Jorge Videla ao poder a partir de golpe militar, Galeano exilou-se na Espanha e passou criticar a profissionalização excessiva do jornalismo. Não era adepto da redução dos espaços de opinião em detrimento ao aumento dos informativos.

Optou por seguir escrevendo sobre história, política e futebol, esporte que demonstrou devoção. Galeano é muito demais do que “As Veias Abertas da América Latina”: é um escritor diverso e genial.

Por isso tudo, a editora gaúcha L&PM lançou neste mês “Amares”, nova obra do escritor uruguaio e já disponível para venda em diversas livrarias e loja virtual do selo.

Ao longo do livro, com seu característico estilo poético, o escritor fala sobre sentimentos que vão da simplicidade à cumplicidade, sempre com um olhar crítico em relação ao mundo e vislumbrando a utopia no horizonte.

É um texto em que os leitores de Galeano vão guardar cada frase na memória.

“Amares” revela temas que preocupam e inspiraram. Vicissitudes do amor, da amizade duradoura e pequenos momentos grandiosos que a vida nos agracia, porém sem jamais esquecer dos injustiçados, dos gritos que ecoam pela voz dos esquecidos pela história e a condenação das piores figuras do mundo contemporâneo.

Galeano, antes de mais nada, fala sobre o amor em suas diversas formas: um casal que fica junto ou se perde e outras demonstrações do tipo.

Em um mundo cada vez mais movido pelo discurso de ódio, ler Eduardo Galeano é um ato de resistência e, sobretudo, de sensibilidade e humanismo, coisas tão em falta nestes tempos estranhos. Portanto, a cada lançamento do uruguaio em língua portuguesa, somos agraciados com textos sobre o mais profundo e belo da natureza humana.

Que leiamos cada vez mais Galeano.

Ficha Técnica

‘Amares’

Gênero: Não-ficção

Autor: Eduardo Galeano

Tradução: Eric Nepomuceno, Sergio Faraco, Sérgio Karam

Preço: R$ 54,90

https://adm.dm.com.br/cultura/2019/08/billie-eilish-a-primeira-artista-do-seculo-21-a-tornar-se-hit-e-liderar-a-revolucao-da-geracao-z/

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias