Home / Cultura

CULTURA

The Beatles: 50 anos depois, fãs se reúnem na famosa Abbey Road

Fãs dos Beatles e bandas cover do grupo se reuniram nesta quinta-feira (8/8) na Abbey Road para celebrar o meio século da icônica foto de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr cruzando a faixa de pedestres da famosa avenida de Londres.

Pra quem ainda não os conhece, The Beatles foi uma banda de rock britânica considerada para muitos a maior banda de rock de todos os tempos, formada em Liverpool em 1960. É o grupo musical que mais vendeu na história da música. Segundo a EMI, em estimativa de 2001, mais de um bilhão de discos.

Enraizada do skiffle e do rock and roll da década de 1950, a banda veio mais tarde a assumir diversos gêneros que vão do folk rock ao rock psicodélico, muitas vezes incorporando elementos da música clássica e outros, o que muitos críticos e especialistas em música consideram, até hoje, uma característica genial dos integrantes.

Fãs dos Beatles celebram os 50 anos da icônica foto e repetem passos da banda

A rua ficou lotada e dezenas de pessoas reproduziam a travessia que se tornou capa do álbum “Abbey Road”. A famosa imagem foi clicada em 8 de agosto de 1969 pelo fotógrafo e amigo dos cantores Iain Macmillan e se tornou capa do disco do grupo. Depois disso, o local virou ponto turístico desde lançamento do álbum. A rua que deu nome a um dos discos de maior sucesso do grupo, é também onde estava localizado o estúdio de gravação da banda.

Além disso, desde o lançamento do trabalho, em setembro daquele ano, a faixa de pedestres onde ocorreu o registro virou atração turística e marcou gerações.

A rua Abbey fica entre os bairros de Kilburn e St. John’s Wood, e a origem do seu nome se perdeu na memória. O livro “Old and new London” (“Antiga e nova Londres”), de 1878, diz que o nome provavelmente vem de uma capela instalada no centro da vila de Kilburn.

A vila foi incorporada à cidade à medida em que Londres cresceu no sentido noroeste, mas o nome da rua se manteve. Além dos estúdios, ela dá nome ao banco Abbey, que foi fundado em uma igreja batista também em Abbey Road, no século XIX.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias