Home / Cultura

CULTURA

Documentário sobre pererê estreia no próximo mês

No dia 3 de outubro estreia o documentário "A Turma do Pererê", dirigido por Ricardo Favilla sobre a criação mais importante do cartunista Ziraldo, o Pererê. O longa reúne depoimentos de companheiros, como o cartunista Jaguar, Laerte, e contemporâneos de início de carreira, como Maurício de Sousa, que ressalta a influência da obra para sua própria trajetória profissional, além de estudiosos, colaboradores, fãs e depoimentos de Ziraldo. Veja o trailer www.youtube.com/watch?v=Fu-4kuu6cMQ

Considerado um clássico dos quadrinhos, Pererê foi tema do primeiro gibi brasileiro em cores e de um único autor e, mesmo tendo sido criado na década de 1960, continua atual. Suas histórias valorizam o meio ambiente e a inclusão social, além de terem a marca do autor, que consegue unir a leveza do humor e da ingenuidade à postura crítica diante da realidade social e política brasileira.

A gênese e a evolução da Turma do Pererê se misturam à trajetória de Ziraldo, como designer, artista plástico, escritor, jornalista, cartunista, apresentador e também sua influência nas letras e artes visuais brasileiras e seu engajamento nas causas sociais. No campo das artes gráficas, o aparecimento da revista "Pererê" foi um marco fundamental no mercado nacional das HQs (Histórias em Quadrinhos), com impacto equivalente ao da Bossa Nova e do Cinema Novo.

Foi a primeira publicação mensal de conteúdo nacional, feita por um só autor, totalmente colorida, lançada pelo principal conglomerado de mídia da época (Diários Associados), o mesmo que distribuía algumas das HQs estrangeiras mais vendidas no Brasil (Turma da Luluzinha, do Gasparzinho e Brasinha).

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias