Home / Cultura

CULTURA

Como as democracias morrem?

Vidas negras não importam. Nos Estados Unidos das Américas [EUA]. Em 2020. Sob o ‘pato’ Donald Trump. Presidente da República de matriz, uma linhagem, autoritária e republicana. A morte de George Floyd, um afrodescendente, asfixiado por um policial branco, traduz a intolerância racial, 52 anos depois do assassinato de Martins Luther King, em 4 de abril de 1968.

EUA enfrentam protestos. Milhões de pessoas nas ruas. Com previsão de 100 mil mortos. Na Pandemia do Coronavírus Covid-19. Já o ultraconservador Viktor Orbán, o primeiro-ministro da Hungria, estabeleceu um ‘Estado de Emergência’ no País, promove um atentado à democracia, governa, por tempo ilimitado, por decreto. Sem freios e contrapesos do poder do Parlamento.

Nicolás Maduro, acossado pelos EUA, Colômbia e Brasil, endurece. É o presidente da República Bolivariana da Venezuela. Jair Messias Bolsonaro, capitão reformado do Exército Brasileiro, que tem o comandante do DOI-CODI, II Exército, sediado em São Paulo, de 1970 a 1974, Carlos Alberto Brilhante Ustra, como referência, torturador, defende a ditadura civil e militar de 1964

Jair Bolsonaro ensaia um autogolpe, militariza o Estado e incita o seu eleitorado a propor a intervenção das Forças Armadas no cenário político nacional. Golpe de Estado de tipo miliciano depôs o presidente da Bolívia, Evo Morales, do Movimento ao Socialismo [MAS]. Exilado, hoje. Com oito anos de guerra, a Síria, de Bashar Al-Assad,desestabiliza as instituições.

_ Desafios contemporâneos da democracia. É o tema da conversa online, em 12 de junho de 2020, o tradicional Dia dos Namorados, na próxima sexta-feira, às 17h.

Pensar Direitos Humanos

Com transmissão no canal www.youtube.com _ Pensar Direitos Humanos _ UFG. Um diálogo entre Carlos Ugo Santander, professor da UFG graduado no Peru, com mestrado no México e doutorado no Brasil, além de estágio pós-doutoral na Itália, com o docente de Harvard, Estados Unidos, Steven Levitsky, o autor de ‘Como as democracias morrem’, um Best Seller.

Serviço

Diálogo online contemporâneo: Desafios da democracia

Data: 12 de junho de 2020, nesta próxima sexta-feira

Horário: às 17h

Suporte midiático: www.youtube.com _ Pensar Direitos Humanos _ UFGCom: Steven Levitsky, professor de Harvard, autor de ‘Como as democracias morrem’, e de Carlos Ugo Santander, professor da UFG

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias