Home / Cultura

CULTURA

Goiano no frio não come apenas pamonha

O frio chegou e para o goiano que ama pamonha, esse é o melhor clima. Mas o inverno traz consigo diversas comidas gostosas para nos esquentar, desde o café quente até um caldo de frango pelando. Por isso, teremos uma lista com top 5 recheada de alimentos gostosos para essa época.

Pamonha

A pamonha já é um patrimônio de nós goianos, para comer não precisa estar frio, porém, com a baixa temperatura a vontade de vestir uma roupa quentinha, sentar no sofá com um cobertor e desfrutar da sétima maravilha do Goiás é ainda maior. Além de ser quente, também tem diversos recheios – sal, doce, frango, linguiça – hoje os cozinheiros estão mais criativos, incluindo carne de sol e outros.

Chocolate quente

Clima frio combina com chocolate quente, bebida doce que pode ser feita de várias formas, desde um leite com achocolatado fervido na panela, até um leite cremoso com cacau.

Mingau

Lembra da época de criança? Um mingauzinho de maizena na hora de dormir. Já na escola, a merenda com mingau de chocolate que só a tia da cozinha sabia fazer. Sim, chegou a hora de aproveitar o inverno e inventar na refeição, com aveia, fubá, chocolate ou maizena.

Caldo

Com a baixa temperatura não precisa soprar o caldo, o frio esfria. A comida salgada pode ser feita de feijão ou frango. Uma ótima opção a quem prefere comer algo de sal e não está afim de cozinhar algo complexo. Para os que optam por algo mais leve, pode ser feito um escaldado de ovo com muito tempero.

Sopa

A janta está garantida com uma panela de pressão, legumes, carne e macarrão. Uma refeição que praticamente todos podem se deliciar, aos que não comem carne, podem ser apenas legumes e aqueles que preferem uma alimentação mais liberal é só agregar o que gosta.

Aproveite o frio e se aqueça com as comidas quentes. Vá além da pamonha e experimente novos alimentos para aumentar a temperatura nessa temporada.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias