Cultura

"Goiânia em Arte Door" homenageia a capital com artes em outdoors

São 88 artistas que irão expor 88 obras ao longo do mês em outdoors espalhados pela cidade

diario da manha
Foto: Divulgação

Neste sábado, 23, acontece o lançamento da exposição “Goiânia em Arte Door”, no Saguão do Paço Municipal. A exposição é uma parceria da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), com a Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV).

São 88 artistas que irão expor 88 obras ao longo do mês em outdoors espalhados pela cidade.

São monumentos, ruas, avenidas, paisagens, natureza e urbano que, em meio ao caos, também fazem da cidade uma sinfonia de uma metrópole que sobrevive aos contratempos do cotidiano e proporciona aos seus habitantes o que há de melhor, e é este sentimento que as pinturas buscam transmitir.

Para Valdir Ferreira dos Santos, ou Valdir Ferreira, seu nome artístico, presidente da Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV), além de homenagear Goiânia, a exposição proporciona a democratização da arte.

“A intenção é levar a arte e cultura para toda a população, principalmente aquelas que não tiveram oportunidade do contato com a Arte e nunca visitaram um museu ou uma galeria, e muitos sabem do rico patrimônio histórico que nossa cidade possui, como por exemplo em meio a tantas edificações modernas, podemos botar a presença marcante do Arte Déco, contando os primórdios de sua história”, afirma Valdir.

Sobre os impactos que a exposição traz para a nossa cultura, Valdir diz que também é preciso mostrar que “Goiânia é um celeiro de excelentes artistas, muitos dos quais com reconhecimento e premiações internacionais”, o que faz com que a capital mergulhe ainda mais no campo cultural, que vem crescendo nos últimos anos.

Valdir Ferreira diz que os artistas contam as histórias “através de sua linguagem pictórica, traduzindo na tela suas emoções e amor da cidade que os acolheram. São obras que retratam monumentos, paisagens, parques, outras com temas variados levando a uma interpretação nas entre linhas de acordo com cada visitante.”

“Todas as obras estão em um excelente nível, e a contadoria e expografia é do Diretor do Museu de Artes de Goiânia, Antônio Rodrigues da Mata” completa Valdir.

A exposição inicia às 8h30, no dia 23 de outubro e vai até 24 de novembro, no Saguão do Paço Municipal, em Goiânia.

Leia também

Comentários