Home / Cultura

CULTURA

Entre cores e axé: a autenticidade de Naya Violeta na São Paulo Fashion Week

O maior evento de moda da América Latina, a São Paulo Fashion Week, começou esta semana, reunindo modelos, grifes, grandes mídias, convidados e estilistas que compõem o show de peças e cores que estão em tendência, e com a retomada dos eventos presenciais em 2021, as atividades voltaram com tamanha força que podemos voltar a apreciar a arte através da moda com um olhar mais apaixonado.

A edição de 2021 traz a temática "SPFW + Regeneração", que busca identificar núcleos criativos e sustentáveis por todo o país e, com isso, revelar a tranformação sustentável e social, destacando as pluralidades de cada região.

A estilista goiana Naya Violeta está presente no evento e chega com uma coleção colorida e alegre, com referências de vida, da infância no interior de Goiás, de um pai ligado à moda e que compreendia o ato de vestir como uma forma de se expressar, isso tudo conectado ao atual e contemporâneo, o que permite um novo olhar sobre as texturas e tons.

A estilista afirma que as potências individuais se somam numa coletiva para mostrar a pluralidade de Goiás.

"Goiás será representado com muita trajetória de história, com muita cor, com todo o axé que eu acredito. Quando falo em axé, falo sobre energia, sobre potencialidade, sobre muitas potências que a gente se propõe há dez anos de marca e olhamos para essa coleção e sente que convocou o nosso time para mostrar a pluralidade do estado. Eu como marca tenho mais de dez anos e só agora eu chego nesse espaço, então olhar para isso é entender uma respnsabilidade e representavidade", diz a profissional.

Naya traz a coleção "Encante - do amém ao axé", assinadas pelos Irmãos Credo, que promete muito para quinta-feira, 19, e entrega aos presentes no evento um show de cores estampadas nas roupas que refletem sobre a pluralidade, diversidade religiosa, afirmando que diferentes credos podem conviver em harmonia, potencializando, assim, o reforço da goianidade tanto na moda, quanto no cotidiano.

"Essa coleção que estamos apresentamos é Encante, e o amém e o axé se deram através do amontoado de fés muito poderosas, como nosso modelista é um pai de santo e a nossa modelista é pastora e como o amém e o axé convivem em harmonia", afirma Naya.

"O impacto disso na moda é olhar para esse lugar que podemos andar juntos e respeitando as singularidades. E que nós estamos juntos e desiguais, é olhar para um Brasil que é desigual e plural e para todas as manifestações que a gente enxerga em Goiás", completa.

Além disso, Naya traz o conceito afrofuturista, assegurando a importância da presença dos negros na sociedade, quebrando tabus e pautar a beleza da imensa diversidade brasileira.

"Não tem como pensar em futurismo sem nos remetermos aos sonhos dos nossos ancestrais, portanto essa coleção vem com a pluralidade de corpos, de tons de pele, um afrocentrismo importante para a moda, para entendermos que corpos pretos desfilam, ocupam diversos espaços e querem ocupar ainda mais", assevera.

Estampas que dão vida e representam a potência da criatividade de Naya. (Foto: Natalia Takeuchi e Andreia Takeuchi)

Naya destaca a importância dos Irmãos Credo, amigos de longa data, que fecharam parceria na SPFW, ainda pauta em cima da diversidade religiosa no Brasil e a beleza que isso representa.

"A assinatura das estampas são assinadas pelos Irmãos Credo, que são meus amigos há mais de dez anos, em três coleções passadas fizemos trabalhos juntos e nessa de estreia do Fashion Week entendemos que era a hora de fazermos juntos novamente. Eles possuem uma ligação com o sagrado e o profano, que é algo que trabalhamos sobre olhar para o Brasil em que a gente reza o terço e toma uma dose depois de uma novena, para o Brasil em que a gentr bate o tambor, a gente olha pra ancestralidade e para os terreiros de candomblé, para os cultos onde as mulheres se arrumam para louvar o sagrado", assegura Naya.

Encante, para Naya, é sobre todos os encontros e travessias que passaram e que estão presentes na história, resultando em poesia, respeito e ancestralidade que vivemos e reverenciamos no Cerrado.

Além disso, Naya leva para a São Paulo Fashion Week personalidades ligadas ao Bananada, festival que ocorre anualmente em Goiânia, e isso é um dos presentes que a estilista quer oferecer tanto para a moda, quanto para Goiás, representado de diversas maneiras no maior evento de moda da América Latina.

"O Bananada, como apoiador, que é um festival que a gente curtiu várias vezes e trouxe como convidados figuras relevantes da música nacional, como Bixarte, Preta Ferreira e Thiago Malakai".

Essa será a estreia de Naya no SPFW, que há dois anos ocorre de maneira online devido à pandemia de Covid-19, e agora retorna presencialmente, com todas as medidas sanitárias exigidas.

As passarelas serão tomadas pelas cores de Naya nesta sexta-feira, 19, às 15h, com o tema "Encante - do amém ao axé". O evento será no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias