Home / Cultura

CULTURA

'O vestir é Ancestral': Vestuário reforça a necessidade de indigenizar a moda

“O Vestir é Ancestral" é título do editorial de moda indígena de Rodrigo Tremembé, de 25 anos. Ele mora na Aldeia Córrego João Pereira, Itarema, no Ceará, e expõe peças de vestuário com traços étnicos do povo Tremembé, com o objetivo de reforçar a necessidade de indigenizar a moda.

"O vestir é Ancestral" representa a autonomia do indígena ocupando espaços não antes imaginados. Ele expressa a moda feita de forma autêntica e protagonizada por Indígenas em todos os processos. Abre espaços para questionamentos e reflexões sobre o vestir como ato de resistência e também como ato político”, afirma.

Segundo Tremembé, vivemos em um país rico em diversidade cultural é triste ver que a identidade da moda majoritariamente não representa sua cultura.

Foto: Divulgação

“A moda indígena vem nesse sentido como ferramenta de descolonizacão, assumindo a importância de indigenizar os espaços, mostrando que o vestir é ancestral se levarmos em conta que os povos Originários sempre se "vestiram" de grafismos com suas simbologias e significados. Abrir uma revista e não ver corpos indígena, ver desfiles, editoriais, castings e não ver presença Indígena me faz questionar a falta de representatividade nesses espaços e a importância de ocupá-los”, ressalta.

Para ele, fazer moda indígena é desafiador, mas afirma que a moda Indígena vem atravessando esse "rio" turbulento que é o mercado da moda convencional, mesmo que vagarosamente.

“Sabemos que a indústria da moda é a segunda maior consumidora de água do planeta, e que o descarte de resíduos têxteis é um problema ambiental enorme, sendo assim, enquanto criador de moda para a indústria criativa, busco incentivar novos criadores para tá produzindo moda consciente e que expresse nossa verdadeira identidade. A mãe terra está pedindo socorro a muito tempo, temos que ouvir sua voz , começar a refletir sobre quem produz nossa roupas, como é feita e que história nossas roupas contam”, destaca.

Foto: Divulgação

Conforme Tremembé, a Moda Indígena é a base para buscar mudanças no modo que vemos a forma de vestir-se. “Produzir vestimentas étnicas em um contexto moderno é propor uma ruptura com as dinâmicas imposta pelo colonialismo, e que ainda estão em curso, em vestir povos originários levando-os a um desvio existencial”, finaliza.

Foto: Divulgação

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias