Cotidiano

Comediante deve vencer segundo-turno na Guatemala

Diário da Manhã

Publicado em 25 de outubro de 2015 às 03:35 | Atualizado há 10 anos

CIDADE DA GUATEMALA — Confirmando as últimas sondagens, que apontavam o comediante Jimmy Morales como vencedor, as primeiras pesquisas de boca de urna no país mostram o candidato à frente de rival, Sandra Torres Casanova — ex-primeira-dama. Concorrendo pela direitista Frente de Convergência Nacional (FCN), organização surgida da Associação de Veteranos Militares da Guatemala, Morales, de 46 anos, conquistou 23,85% dos votos no primeiro turno, ao passo que a social-democrata Sandra, de 60, da Unidade Nacional da Esperança (UNE), ficou com 19,76%.

Os dois se comprometeram a lutar contra a corrupção, após a renúncia e prisão do presidente Otto Pérez de Molina, no mês passado, por acusações de comandar uma estrutura de fraude fiscal no país. Grande parte dos eleitores veem o comediante como um novo começo. Já Sandra representa a velha ordem política amplamente desacreditada no país.

Após votar, o atual presidente Alejandro Maldonado pediu à população que vigie o governo que sair vencedor das urnas. Maldonado, de 79, assumiu em 3 de setembro passado para concluir o período constitucional (até janeiro de 2016) de Pérez de Molina, que renunciou ao cargo um dia antes, em meio a um escândalo de corrupção.

— O povo está cumprindo seu dever e obrigação de votar, e isso lhe dá legitimidade para vigir e exigir — disse, depois de votar em uma escola no centro histórico da capital.

O presidente lembrou ainda que “as massas populares” guatemaltecas derrubaram, no século passado, as ditaduras de Manuel Estrada Cabrera (1898-1920) e de Jorge Ubico (1931-1944).

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias