Cultura

Acontece nesse fim de semana no Oliveira’s Place a III Convenção Goiânia Tattoo

Redação DM

Publicado em 17 de junho de 2016 às 02:56 | Atualizado há 7 meses

 A TattoArt está de volta, e hoje traz para vocês a programação completa de um dos maiores festivais de tatuagem de Goiânia, além de uma entrevista com ThiTattoo, tatuador de Teresina (PI), convidado do stand de Jeck Tattoo. O evento ocorre entre os dias 18 e 19 de junho, sábado e domingo, no Oliveira’s Place. A entrada sai por dez reais e um quilo de alimento.

A ideia de organizar uma convenção que reunisse um vasto leque de tatuadores, assim como suas especialidades, surgiu de Jander Rodrigues (Jander Tattoo), que há quase vinte anos atua em Goiânia. A ideia do veterano era a de garantir o reconhecimento da tatuagem como  uma legítima expressão artística e cultural.           Jander Rodrigues é referência nacional ma técnica de sombreamento, tendo sido premiado e também jurado em concursos de tatuagem, até internacionais. A primeira edição da Convenção Goiânia Tattoo foi em 2012, reunindo trinta tatuadores e um público de 1500 pessoas, na segunda edição, a Convenção recebeu dois mil visitantes, e se seguir a tendência, esse ano o público vai ser ainda maior. Em 2016 já são noventa tatuadores confirmados. A Convenção oferece premiações aos tatuadores em diversas categorias, o concurso Miss Tattoo, além de atividades voltadas para profissionais da área.

O tema deste ano é a Diversidade, e tem como objetivo mostrar a tatuagem como objetivo “mostrar a tatuagem como um item inserido na cultura e uma expressão dos anseios dos tatuados e tatuadores através de tinta e agulha”. O Oliveira’s Place receberá trucks e bike food, espaço infantil, discotecagem e ainda vai rolar um sorteio de tatuagem por dia para os presentes. Os estandes estarão tatuando com preços especiais. Quem está com aquele dinheiro guardado no pote de azeitona com uma fita crepe escrito TATTOO, achando que é personagem de filme adolescente dos anos 1980 da Sessão da Tarde, ou esperando a coragem aparecer, a oportunidade é agora.

 

 

Jeck Tattoo

 

Das dezenas de estandes que vos esperam no Oliveira’s Place esse fim de semana, um desses é do estúdio Jeck Tattoo, de Jeconias Galdino. Goiano do pé rachado, nascido em Rubiataba, Jeck herdou do pai o interesse pelas artes, embora o sustento da família tenha vindo da honrosa profissão de sapateiro, profissão essa que está em alta nesses tempos de crise. Nada melhor que reformar um sapato velho que a gente gosta tanto! Na adolescência Jeck começou a estudar técnicas de desenho, se aventurou pelas pinturas em tela, serigrafia, letreiros. Aos 18 anos, o goiano foi para a Terra da Rainha, onde descobriu a verdadeira paixão e vocação: as tatuagens.

 

De volta para a Terra do Pequi, Jeck se dedicou tanto ao seu sonho, estudou, se esforçou e começou a chamar atenção. Foi então convidado a compor a equipe do estúdio Jander Tattoo. Hoje, em estúdio próprio, a força que recebeu de Jander no início de carreira fez nascer uma grande amizade. A história de Jeck com a Convenção Goiânia Tattoo vem desde a primeira edição. Foi premiado nas categorias realismo e tatuagem feminina. E pensando no público exigente que é o feminino, este ano, Jeck traz para seu estande no Oliveira’s Place nada mais, nada menos que Thiago Marcílio, o ThiTattoo, referência nacional em tatuagens femininas.

 

 

ThiTattoo

 

Thiago Marcílio é piauiense, natural de Teresina, tem 29 anos e tem uma daquelas histórias com a tatuagem que começou lá na infância. Nos tempos de colégio, o menino Thiago já fazia arte no corpo dos colegas com pincel, e suas revistinhas preferidas eram de tatuagem. “Comprava para me inspirar e admirar a arte”, conta. O primeiro contato direto com as tatuagens se deu em 2008, quando ele foi selecionado por uma loja, que era referência em tattoos na época. “O lance de ser especialista em tatuagens femininas e delicadas veio meio por acaso, uma vez que consegui desenvolver traços bem suaves e precisos, fazendo com que a procura desse público aumentasse ao longo desses anos”, explica o tatuador.

 

Em entrevista ao DM Revista, Thiago Marcílio contou um pouco do que ele tem reservado para o fim de semana da Convenção e um pouco da sua carreira. O estúdio de Thiago Marcílio está localizado na Avenida Homero Castelo Branco, número 400, sala 06, Jóquei, em Teresina, no Piauí. Mas dá pra aproveitar que ele está em Goiânia e se rabiscar com o tatuador.

 

DM Revista: O que você pretende mostrar para o público goianiense durante o festival? O que está trazendo na bagagem do Piauí para cá?

ThiTattoo: Pretendo mostrar o potencial e qualidade do trabalho da região nordeste. Um trabalho personalizado, com toda a suavidade dos meus traços. Vou levando desenhos exclusivos preparados unicamente para essa convenção, com características próprias do meu trabalho.

 

DM Revista: É sua primeira vez trabalhando no Estado?

ThiTattoo: É a minha primeira vez sim em Goiânia, super feliz com o convite.

 

DM Revista: Você recebe clientes de outros cantos, atrás de exibir na pele seus traços?

ThiTattoo: Recebo muitos clientes de outras várias cidades do Piauí e também de outros estados vizinhos como Ceará e Maranhão.

 

DM Revista: Como você desenvolveu os traços tao finos? Muita prática ou já tinha tendência a desenhar com mais precisão e menos força?

ThiTattoo: Como eu já tinha o hábito de desenhar desde muito cedo, terminou que facilitando o desenvolvimento dessa técnica. E a prática também conta muito, já diz o ditado ” a prática leva a perfeição”.

 

DM Revista: Conta para a gente uma situação inusitada que você tenha passado durante uma sessão.  Algum pedido “especial”, para nãoo dizermos estranho?

ThiTattoo:A mais inusitada que lembro, foi quando um cliente ficou super nervoso e tenso, então comecei a tatuagem, mas tive que parar no meio da sessão, porque ele deu uma dor de barriga tão séria, que teve que ir ao banheiro com diarreia. E tive também alguns pedidos estranhos, mas melhor não revelar (risos).

 

DM Revista: Quem quiser ir ao seu estudio em Teresina, vai pagar a partir de quanto numa tatuagem assinada por ThiTattoo?

ThiTattoo: Essa questão de valores é muito relativo, depende muito da arte, do local a ser tatuado, da dificuldade de execução. Trabalho com preço inicial e também por sessões.

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia