Cultura

Anhanguera é julgado na PUC neste fim de semana

DM Redação

Publicado em 21 de agosto de 2025 às 20:20 | Atualizado há 6 minutos

Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como Anhanguera, foi um bandeirante paulista do século 18 - Foto: Google Street View
Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como Anhanguera, foi um bandeirante paulista do século 18 - Foto: Google Street View

Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, será julgado no espetáculo Júri Épico, que mistura teatro e Direito. O evento acontece sexta (23/08) e sábado (24/08), no Teatro da PUC Campus V, no Jardim Goiás, em Goiânia. 

Na encenação, atores recriam uma simulação de julgamento que reflete sobre o papel do bandeirante na colonização do estado. O público acompanha os debates e, ao final, um júri simbólico decide o destino do réu. A proposta é promover reflexão sobre cultura, identidade e herança histórica de Goiás.

Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como Anhanguera, foi um bandeirante paulista do século 18, famoso por liderar expedições ao interior do Brasil em busca de ouro. É considerado o fundador da cidade de Goiás, então chamada Vila Boa, e uma figura central na colonização do território goiano. 

Seu apelido reflete a violência com que tratava os povos indígenas, sendo acusado de promover massacres, escravização e exploração durante suas incursões.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia