Arraiá indie no Martim Cererê
Redação DM
Publicado em 11 de julho de 2017 às 22:59 | Atualizado há 6 meses
São 11 anos de manifestações culturais, produção e promoção da música independente regional, articulação de festivais no Centro-Oeste, foco no fomento e fruição de bens culturais em rede. O grupo Fósforo Cultural comemora o aniversário de 11 anos neste sábado, 15 de julho, a partir das 16h, no Centro Cultural Martim Cererê. Durante todo o dia 12 bandas, 12 DJs e uma feira mix com diferentes produtos passam pela Festa Julindie, alusão às tradicionais festas juninas. Além disso, o aniversário ainda serve de lançamento para o Festival Vaca Amarela 2017, com o anúncio das datas, local e parte do line up.
Com uma extensa programação, a Festa Julindie reúne bandas que participam da história da Fósforo Cultural, seja em eventos e festivais de música e artes integradas autorais, a exemplo do Festival Vaca Amarela, Grito Rock e Release Alternativo, ou com a produção e agenciamento dos grupos. Para a comemoração foram convidadas as bandas: Overfuzz, Bruna Mendez, Napoleonic (Austrália), Caffeine Lullabies, Mellow Buzzards, Components, Lutre entre outras.
Além de abarcar duas pistas de dança com diferentes DJs, a Festa Julindie ainda promove uma feira mix com diferentes produtos, como vinis, comidas típicas, merchandise e artigos de arte e design. A proposta é de que a festa torne-se um festival com diferentes atrações para um público misto e diverso (Programação completa em anexo).
Uma vida em nove anos
Como uma janela para dar visibilidade ao cenário musical independente e local, a Fósforo Cultural foi criada em 2006 e começou a produzir de forma espontânea e sem financiamento. Atualmente o grupo produz diferentes eventos que já fazem parte do calendário anual de festivais brasileiros. O Vaca Amarela, por exemplo, está em sua 16ª edição e reúne todo o ano o melhor da música nacional, aliando arte, cultura, comportamento, além de promover e divulgar o cenário regional.
“No início não tínhamos experiência e tudo era novo. Hoje já temos uma agenda de eventos anuais. Trabalhamos com planejamento das ações, em rede e conectados com os outros agentes do mercado cultural”, explica o fundador e produtor da Fósforo Cultural, João Lucas Ribeiro. Para ele, a continuidade é o maior desafio, mas também a maior virtude da produtora.
“É muito difícil manter nossa agenda e realizar independentemente de ter ou não patrocínio, de abrir ou não edital, de ter ou não recursos. Com chuva, no carnaval, enfrentando qualquer problema, nós conseguimos realizar da forma possível, do jeito que dá. E isso é o resultado da nossa credibilidade, do lastro que temos com os nossos parceiros, bandas, público, fornecedores e comunidade em geral”, comenta o produtor.
A Fósforo ainda dialoga com projetos que reiteram a importância de se discutir música e cultura no Brasil. O objetivo é construir um cenário cada vez mais forte para as bandas independentes, assim como abranger diferentes gêneros musicais. “Fomos os primeiros a abrir espaço ao hip-hop nos festivais de música independentes, que até então eram vistos como festivais de “rock”. O Vaca trouxe pra cidade o conceito de artes integradas, promovendo o diálogo entre as expressões artísticas. Hoje se tem uma palavra que resume nosso trabalho na cultura é a diversidade”, finaliza.
Festa Julindie – 11 anos da Fósforo Cultural
Data: 15 de julho
Horário: a partir das 16h
Entrada livre das 16 às 18
Ingressos: 10 reais até as 20 horas / 20 reais após
Local: Centro Cultural Martim Cererê
PROGRAMAÇÃO
Palco Fósforo 11 anos
01:00 Overfuzz
00:00 Bruna Mendez
23:00 Napoleonic (Austrália)
22:00 Caffeine Lullabies
21:15 Mellow Buzzards
20:30 Components
19:45 Lutre
19:00 Mice Mob
18:15 Almost Down
17:30 Lobinho e os 3 porcão
16:45 Sã
16:00 Black Lines
Palco Roxy
20:00 – Paullo Inácio X Kandy Gnoletto
21:00 – Bárbara Novais
22:00 – Chaul
23:00 – Mike Marques X Johny Aguiar
00:00 – Lipy B. X Jobbert
01:00 – Gabb Borghetti X David Barbosa
02:00 – Anarcotrans X Kath Poison