Cultura

Basileu França conquista tetracampeonato no maior festival de dança do mundo e alcança 54 prêmios internacionais

DM Redação

Publicado em 3 de agosto de 2025 às 17:09 | Atualizado há 2 horas

Cia Jovem apresenta a coreografia “Catarina, a Filha do Bandido” na categoria Conjunto Balé Clássico de Repertório Sênior
Cia Jovem apresenta a coreografia “Catarina, a Filha do Bandido” na categoria Conjunto Balé Clássico de Repertório Sênior

Mais uma vez, a Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França brilhou no Festival de Dança de Joinville, considerado o maior do gênero no mundo. A instituição mantida pelo Governo de Goiás conquistou o “tetracampeonato” do principal prêmio da competição, o de Melhor Grupo, e venceu outros 18 em categorias individuais e de conjunto. O festival, que está na 42ª edição, reuniu mais de 16 mil bailarinos e bailarinas de 25 estados brasileiros, do Distrito Federal e outros quatro países: México, Portugal, Equador e Paraguai. Com os prêmios, o balé goiano chega a 54 prêmios internacionais em apenas três anos.

Esta é a terceira vez consecutiva que a EFG em Artes Basileu França vence o prêmio de Melhor Grupo. A instituição já havia sido campeã geral do festival em 2016 e, desde 2023, se mantém no topo do balé brasileiro. “O nome do Basileu França é reconhecido em todos os lugares onde nossos alunos chegam, porque sempre ficam entre os melhores nas principais competições internacionais. O Governo de Goiás continuará investindo para que levem o nome do estado cada vez mais longe”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.

Além do título de campeão geral, conquistado com 28 pontos de diferença para o segundo colocado, o grupo de estudantes do Basileu França volta para Goiás com outros 18 prêmios, sendo 12 da Mostra Competitiva,nas categorias Júnior e Sênior, e seis do Festival Meia-Ponta, na categoria infantil. “Basileu, e todas as outras escolas em torno dela, é um motivo de muito orgulho para o Festival de Dança de Joinville, porque estamos acompanhando o crescimento, desde o seu surgimento. É uma escola que não só se classifica, mas que vem para ganhar. É uma escola que recebe o apoio do Governo do Estado, e isso é muito importante”, ressalta Ely Diniz, presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville.

Prêmios
Na Mostra Competitiva, Antonia Manrique conquistou o Prêmio Especial de Melhor Bailarina e o Prêmio Especial Daniel Camargo foi concedido a Marcus Rufino. Além desses prêmios especiais, nesta mostra, a EFG em Artes Basileu França teve seis troféus de primeiro lugar, três de segundo e um de terceiro colocado.

Manrique foi considerada a Melhor Bailarina ao vencer na categoria Balé Neoclássico, Solo Feminino Sênior, com a coreografia “Backtrack”, e, também, na categoria Grand Pas-de-Deux Sênior, quando ela e o bailarino Arthur Emmanuel executaram a coreografia “Diana e Acteon”. Marcus Rufino recebeu o Prêmio Especial Daniel Camargo devido à conquista do primeiro lugar na categoria Pas-de-Deux Júnior, na qual fez par com Valentina Toscani com a coreografia “Satanella / Carnaval de Veneza”.

Um dos outros prêmios de destaque foi o primeiro lugar conquistado na categoria Conjunto Balé Clássico de Repertório Sênior, com a coreografia “Catarina, a Filha do Bandido”, que garantiu ao grupo uma das raras médias gerais dez nesta edição. Também ficaram em primeiro lugar o Conjunto Balé Neoclássico Sênior e o Conjunto de Balé Clássico de Repertório Júnior.

Já na Mostra Meia Ponta, competição secundária destinada aos pequenos talentos, os jovens alunos da EFG Basileu França também brilharam, ficando com o melhor grupo. Os pequenos bailarinos obtiveram dois prêmios de primeiro lugar e três prêmios em segundo lugar. Um dos primeiros lugares foi obtido por Nicolas Librais, de apenas 12 anos, na categoria Balé Clássico Variação, com a coreografia “Paquita”; o outro foi uma conquista do Conjunto, na categoria Balé Clássico de Repertório, com a coreografia “Catarina, a Filha do Bandido”.

Superpremiado
Com as novas conquistas, o balé da EFG em Artes Basileu França chega à marca de 54 prêmios nas principais competições de dança do mundo, desde 2023. Ao longo desse período já foram conquistados: dois prêmios no Prix de Lausanne (2023 e 2024), considerado o “Oscar” do balé mundial, ocorrido na Suíça; nove prêmios no Youth America Grand Prix (2023-2025), maior competição e programa de bolsas de estudos de balé do mundo, nos Estados Unidos; e 43 prêmios no Festival de Dança de Joinville nos três anos, incluindo o tricampeonato consecutivo de Melhor Grupo.

Diretora artística e coordenadora de dança da instituição, Simone Malta ressalta que esse trabalho vem sendo construído há anos, com muita dedicação, suor e trabalho intensivo junto com os estudantes. “Nos preocupamos com cada detalhe e com o bem-estar de nossos artistas. É por isso que somos reconhecidos nacional e internacionalmente pela qualidade na formação técnica e integral de nossos estudantes”.

A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França é uma unidade de ensino profissionalizante ligada à Secti e desde 2021, é gerida, por meio de convênio, pela Universidade Federal de Goiás, via Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG).

Confira os prêmios obtidos:

Mostra Competitiva

Prêmio de Melhor Grupo
Prêmio Especial de Melhor Bailarina – Antonia Manrique
Prêmio Daniel Camargo – Marcus Rufino

  • 1º lugar:
    “Diana e Acteon” – Balé Clássico de Repertório Grand Pas-de-Deux Sênior
    “Ruslan e Ludmila” – Balé Clássico de Repertório Conjunto Júnior
    “Santanella/Carnaval de Veneza” – Balé Clássico de Repertório Pas-de-Deux Júnior
    “Êxtase” – Balé Neoclássico Conjunto Sênior
    “Backtrack” – Balé Neoclássico Solo Feminino Sênior
    “Catarina, a Filha do Bandido” – Balé Clássico de Repertório Conjunto Sênior
  • 2º lugar:
    “Entre Voltas e Versos” – Balé Neoclássico Solo Feminino Júnior
    “O Fado da Noiva Cadáver” – Balé Neoclássico Conjunto Júnior
    “Ready Set” – Balé Neoclássico Solo Masculino Júnior
  • 3º lugar:
    “Parla Ácida” – Balé Neoclássico Duo Sênior

Festival Meia-Ponta

Prêmio de Melhor Grupo

  • 1º lugar:
    “Paquita” – Balé Clássico Variação Masculina Infantil
    “Catarina, a Filha do Bandido” – Balé Clássico de Repertório Conjunto Infantil
  • 2º lugar:
    “Entre o chá e o caos” – Balé Neoclássico Conjunto Infantil
    “Kid Vigarista” – Balé Neoclássico Solo Masculino Infantil
    “La Fille Mal Gardée” – Variação Feminina Infantil

Fotos: Cinthia Oliveira


Legenda 2: Antonia Manrique e Arthur Emanuel dançam a coreografia “Diana e Acteon” na categoria Grand Pas-de-Deux Sênior

Legenda 3: Corpo de Baile apresenta a coreografia “Ruslan e Ludmila” na categoria Conjunto Balé Clássico de Repertório Júnior

Legenda 4: Marcus Rufino e Valentina Toscani apresentam a coreografia “Satanella / Carnaval de Veneza” na categoria Pas-de-Deux Júnior

Legenda 5: Nicolas Librais apresenta a coreografia “Paquita” na categoria Balé Clássico Variação

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia