Cultura

Casa Fora de Casa encerra atividades em encontro no Setor Sul

Redação

Publicado em 24 de setembro de 2016 às 02:57 | Atualizado há 9 anos

Repensar os espaços públicos com foco nas áreas verdes do Setor Sul foi o mote que impulsionou o projeto Casa Fora de Casa, que desde julho promove ações culturais e de urbanismo tático em diferentes pontos da região de Goiânia. Em sua reta final, o evento agora parte para uma avaliação dos resultados alcançados nas praças do projeto, além de um balanço geral das atividades realizadas ao longo das semanas de execução.

No domingo, 25, o Casa Fora de Casa amplia sua programação em parceria com o Festival Bananada, através de uma tarde com shows e discotecagens especiais na Praça Cora Coralina, local onde foi o ponto de partida do projeto. A proposta é de que todos que participaram ou aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de estar nos encontros de conhecer as ações colaborativas feitas nas quatro praças do Setor Sul.

Com entrada franca, as bandas Rock is Dad, para o público infantil, e a Luziluzia promovem apresentações no meio da Praça Cora Coralina, que dá lugar ao Coletivo Centopeia, que comemora seu aniversário de nove anos. Além disso, DJs como Niela, Carol Tinoco e Clara Jardim incrementam a festa de encerramento.

Ao longo de quase três meses, o Casa Fora de Casa foi estruturado basicamente em dois eixos de ação. A proposta foi dividir o projeto entre os encontros com a comunidade em quatros pontos da trama de áreas verdes do Setor Sul e as atividades paralelas no Coletivo Centopeia. Nas áreas verdes, os encontros obedeceram a sequência de atividades para o reconhecimento das áreas e das pessoas, brainstorming de ideias para construir uma visão coletiva de futuro para esses espaços públicos, oficinas artísticas para a execução de ideias, festas para celebração do trabalho realizado e, por fim, avaliação qualitativa de tudo o que for produzido.

“Desenvolvemos atividades como oficinas de mobiliário urbano, intervenções urbanas com papel e com tecido, rotas e sinalização e construção de instrumentos musicais a partir de materiais reciclados serviram para implementar algumas das ideias que surgirem nos encontros, mas também para capacitar os participantes de novos conhecimentos e linguagens artísticas”, explica o produtor cultural André Gonçalves, coordenador do projeto.

 

Muito além do Setor Sul

Para esta primeira edição, as ações foram desenvolvidas nas áreas verdes do Setor Sul, que no plano inicial da cidade foram concebidas para ser o espaço vital do bairro, o que não aconteceu durante a sua implantação. “Utilizando atividades pautadas pelo urbanismo tático e variadas oficinas artísticas que produzirão intervenções urbanas, vamos construir uma visão de futuro e coletiva para essas áreas e executar algumas ideias”, explica.

A proposta é de que o Casa Fora de Casa agora saia do Setor Sul e vá para outras regiões da cidade, como o Centro ou ainda o Setor Campinas, pontos históricos de Goiânia. O Casa Fora de Casa é idealizado pela Sobreurbana, que atua colaborativamente com diferentes profissionais que desejam transformar a cidade. É um laboratório de arquitetura pública, de comunicação e de promoção cultural para desenvolver ideias e soluções para a cidade, através de um processo participativo e multidisciplinar.

Acompanhe a programação no site www.casaforade.casa ou nas redes sociais @casaforadecasa

 

Programação:Casa Fora de Casa

 

Bananada nas Casas

Edição Especial: Casa Fora de Casa + Aniversário do Coletivo Centopeia

Data: 25 de setembro (domingo)

Local: Praça Cora Coralina (Avenida Cora Coralina)

Horário: 15h

Entrada Franca

 

15h00 – Niela (DJ set)

16h00 – Rock is Dad (show para público infantil)

17h30 – Clara Jardim (DJ set)

18h30 – Carol Tinoco (DJ set)

20h00 – Luziluzia (show)

 

Produção: Sobreurbana

Coprodução: A Construtora Música e Cultura e Coletivo Centopeia

 

 

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias