Cascando Beckett: uma imagem como outra qualquer
Redação
Publicado em 17 de setembro de 2016 às 04:01 | Atualizado há 4 mesesCascando Beckett: Uma imagem como outra qualquer é a montagem do grupo Máskara – Núcleo Transdisciplinar de Pesquisas em Teatro, Dança e Performance. “Estamos apresentando uma adaptação da peça radiofônica Cascando, de Samuel Beckett. Este trabalho faz parte das intensas atividades do Máskara que se iniciaram em 2002, em Goiânia, com vários espetáculos apresentados no Brasil e exterior”, comentou o diretor Robson Corrêa de Camargo.
A primeira montagem do Máskara foi Esperando Godot, também de Samuel Beckett, apresentada durante os anos 2005 e 2006 em várias cidades brasileiras, com grande sucesso e muita polêmica. “Encenamos também uma adaptação para o teatro de um conto do goiano Bernardo Elis. Explosão Demográfica – Minueto em Fó Menor”. Já em 2009 estreiaram Senhora dos Afogados, de Nelson Rodrigues, com grande elenco.
Ainda em 2009, 2010 e 2014 o grupo retorna a Beckett, agora com os espetáculos Companhia, Quê Onde (ambos encenados à convite do importante Festival Beckett de Buenos Aires – Argentina) e Curta Beckett, resultantes da inquietação deixada pela nossa montagem de Godot e de uma admiração pelos escritos beckettianos. Em 2015, os três espetáculos foram apresentados no 13o. FITI – Festival Independiente de Teatro Íntimo, nas cidades de Mérida e Cidade do México e no Encuentro Académico Brasil-Mexico, na cidade de Querétaro (México), assim como resultou em convites para discussão das encenações do grupo de investigação de Beckett da Universidade de Gdansk–Polônia, para discussão da nossa vertente tropical de Beckett.
Cascando Beckett: Uma imagem como outra qualquerr, como todas as outras produções anteriores, conta com o apoio da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e da Pró-Reitoria de Extensão da UFG.
Cascando é uma peça para rádio de Samuel Beckett, escrita em francês em dezembro de 1961. Seu título é um pouco maior, Invention radiophonique pour musique et voix (invenção radiofônica para música e voz). Sua primeira transmissão foi feita na França em 13 de outubro de 1963 com Roger Blin (L’Ouvreur), o primeiro diretor de Esperando Godot, e Jean Martin (La Voix). A peça foi originalmente chamada Calando, um termo musical que significa diminuindo ou decrescendo, que pode envolver o tempo musical ou a intensidade. Cascando é também o título de um curto poema de Beckett de 1936.
Sobre a peça para rádio Beckett disse: “É um trabalho sem importância, mas o melhor que tenho a oferecer. Se realiza, eu suponho, numa forma que evidencia o que se revela/mascara para a minha mente e o que se revela/mascara pelo trabalho”.
Como sempre, nas montagens do Máskara, o grupo procura dar uma leitura particular de Beckett, um diálogo com suas paixões. “Não é nosso objetivo procurar uma cópia fiel do que supostamente teria sido proposto pelo autor em algum teatro hoje inexistente, nem o de ser diferente. Procuramos, nas vozes e silêncios de Beckett, um diálogo com seus escritos, com suas palavras, imagens esboçadas de seu processo criativo. Sim, poderia ser de outra forma, gostaríamos de outra versão, mas Beckett não era fiel a si mesmo. Beckett, como Woburn, também ainda não apareceu”, completou o diretor.
Mabou Mines, a importante companhia de teatro de vanguarda dos Estados Unidos, uma vez encenou Cascando, no palco, com música de Philip Glass, na Broadway, em 1976. Nela haviam também várias vozes e um cello. A montagem de Pan Pan em Dublin, de 2016, coloca a audiência num labirinto, vestida em roupas especiais com headfones, andando lentamente. Há aqueles que condenam a representação divergente no teatro das peças de Beckett, ou se recusam a adaptar suas peças radiofônicas à cena, pobres almas, condenadas ao reino dos céus. Sim, com Beckett repetimos, “É um trabalho sem importância, mas o melhor que temos a oferecer”. Falhe sempre, Falhe, Fale Beckett.
Dias: 17 e 18 de Setembro
Local: Espaço Novo Ato
Endereço: Rua Dr. Sebastião Curado Fleury n° 193 Qd.24 Lt.18-5 – Setor Criméia Leste, Goiânia – GO
Ingressos: 20 R$ (inteira) e 10 R$ (Meia entrada)