Chico Buarque e outros artistas gravam música em apoio às escolas ocupadas
Diário da Manhã
Publicado em 23 de dezembro de 2015 às 17:49 | Atualizado há 9 anosApós as que tomaram conta de São Paulo contra o fechamento de 94 escolas protagonizado pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB), transpassando para Goiás, contra a terceirização do ensino por meio de OS e Militarização, agora é a vez do movimento secundarista virar música.
O Trono de Estudar, composição de autoria de Dani Black, um dos vários artistas presentes na chamada Virada Ocupação, ganhou reforços de peso: Chico Buarque, Maria Gadú, Pedro Luís, Dado Villa-Lobos, Paulo Miklos, Arnaldo Antunes, Lucas Silveira (do Fresno), Tiê, Helio Flanders (Vanguart) e Tiago Iorc são alguns dos 18 artistas que embarcaram na gravação.
A letra diz: “Ninguém tira o trono do estudar/ ninguém é dono do que a vida dá/ e nem me colocando numa jaula/ porque sala de aula/ essa jaula vai virar”. Rapidamente, Chico se põe a par dos versos do refrão dessa espécie de repente com toques eletrônicos: “Ninguém tira o trono do estudar/ ninguém é dono do que a vida dá/ e nem me colocando numa jaula/ porque sala de aula/ essa jaula vai virar”. “Vai no feeling”, sugere Dani. “Se você cantar comigo, vai ficar ótimo”, devolve o cantor, que não quis dar entrevista. E funciona: a gravação vira uma festa, com um coro reunindo Chico, Dado e o titã Paulo Miklos num catártico “vocês vão ter que me engolir!”.
Com a derrota do governo paulista – que revogou a chamada “reorganização” no último dia 4 -, os estudantes começaram a desocupar as mais de 200 escolas. Em Goiás porém, o número só vem aumentado, e desde o começo do movimento no inicio de Dezembro até agora, já são 23 escolas ocupadas por estudantes secundaristas.
Desde que foi postada no Youtube, na terça feira (22), até o fechamento dessa matéria, a canção já tinha mais de 30 mil visualizações. Confira a letra na integra:
O Trono de estudar
Ninguém é o dono do que a vida dá
E nem me colocando numa jaula Porque sala de aula
Essa jaula vai virar
Deu a história, a ciência, a arquitetura, deu a arte e deu a cura e a cultura pra quem leu
Depois de tudo até chegar neste momento me negar conhecimento é me negar o que é meu
Não venha agora fazer furo em meu futuro, me trancar num quarto escuro e fingir que me esqueceu
Ninguém tira o trono do estudar Ninguém é o dono do que a vida dá
E nem me colocando numa jaula Porque sala de aula
Essa jaula vai virar
Que neste trono todo ser humano é rei seja preto, branco, gay, rico, pobre, santo, ateu
Pra ter escolha tem que ter escola ninguém quer escola, isto ninguém pode negar
Nem a lei, nem estado, nem turista, nem palácio, nem artista, nem polícia militar
Porque ninguém tira o trono do estudar”