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Como samba-enredo se tornou expressão forte da brasilidade

Muitas vezes, retratam questões importantes da sociedade. Diário da Manhã mostra por que essas composições costumam ser unanimidades

Bianca Monteiro, rainha de bateria da Portela: samba-enredo homenageia mulheres pretas - Foto: Bianca Monteiro/ Arquivo Pessoal Bianca Monteiro, rainha de bateria da Portela: samba-enredo homenageia mulheres pretas - Foto: Bianca Monteiro/ Arquivo Pessoal

Flanamos por aí e repartimos sentimentos festeiros. Vagamos pela avenida, dentro do carnaval, observando despojos de serpentina e confetes: bisbilhotamos alegremente a folia e curtimos cada sabor adocicado dessa esbórnia. Alegramo-nos de seu cheiro, de sua cor, de seu gosto, de sua música e de sua dança. Já dizia o cronista Antônio Maria, boêmio inveterado e notívago profissional: “o carnaval é uma necessidade temperamental do povo”.

Na arte literata, leio pelas palavras do escritor Humberto Werneck, o espírito carnavalesco estimulou belas crônicas. Maria, o nosso bom Maria, declarara naquele fevereiro de 41 que a ressaca veio antes da farra - restando oito dias para os foliões saírem à avenida, uma confusão doméstica o levou para o xadrez. Clarice Lispector confessara que pouco participava da festança, limitando-se a contemplar “ávida, os outros se divertirem”. E Paulo Mendes Campos, sempre poético, recordara-se das “lembranças pesadas de um forrobodó”.


		Como samba-enredo se tornou expressão forte da brasilidade
“África: Suas Lutas e Seus Encantos”: momento efusivo. Foto: Cidade de Goiás/ Arquivo

Valorizar hábitos, criar memórias e proporcionar a liberdade pela cultura popular é a razão do carnaval. De olho nesse aspecto, em sua relevância histórica e na necessidade de representar a nossa gente, foi o que fez enredo da Associação Esporte Clube de Samba de Goiás, localizada na antiga capital goiana. Em 2022, a agremiação levou às ruas vilaboenses o tema “África: Suas Lutas e Seus Encantos”, num dos momentos mais efusivos da festa popular. Pode-se dizer que houve ali uma retratação simbólica pelo viés artístico.

Já a Associação Recreativa Escolas de Samba Beija-Flor de Goiânia, uma das mais tradicionais da Capital goiana, desfila hoje pela Alameda Botafogo, Setor Pedro Ludovico, ao ritmo de samba que homenageia a feijoada, prato símbolo da brasilidade. Conforme adiantou reportagem publicada pelo DM no último mês de janeiro, “Um Voo do Beija-Flor na Feijoada do Amor” foi criado pelos carnavalescos Flávio Delavega, Sueli Marques e Walber Mariano, enquanto o samba-enredo tem assinatura do compositor Itamar Corrêa.

Sempre engajada em homenagear a brasilidade, a escola venerou no ano passado a vida de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé. Também criado por Itamar, o enredo celebrou a carreira daquele que é o maior jogador de todos os tempos. Nascido em Três Corações, em outubro de 1940, Pelé se transferiu para o Santos nos anos 1950, em cujo clube vencera dez vezes o campeonato paulista. Ao lado de Garrincha, na Copa de 1958, fez um golaço contra a Suécia, na final: chapelou o marcador e, sem deixar a bola cair, emendou para as redes.

Por mais que seu talento fosse inquestionável, o Rei Pelé nem sempre foi visto assim pela mídia. Um estudo de mestrado desenvolvido na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP aponta que o craque, ao fazer sucesso, tornou-se uma figura importante na luta antirrascista. “Racismo que era pouco debatido e bastante ignorado pela imprensa”, observa o pesquisador Fernando José Lourenço Filho, no estudo. Portanto, como se vê, é difícil dissociar as escolas de samba das questões urgentes da sociedade.

Perspectiva emocional

Existe ainda a perspectiva emocional. Leonardo Bruno, pesquisador, diz que o enredo costuma ser o aspecto pelo qual o público começa reverenciar o carnaval. Na obra “Três Poetas do Samba-Enredo” (Cobogó, R$ 72,00), ele compara o samba com futebol. Escreve que, no esporte, vascaíno jamais irá torcer para o Flamengo, mas no carnaval, muitas vezes, é o contrário que ocorre. “O samba te leva a torcer por uma escola adversária!”, pontua Leonardo, que já biografou Zeca Pagodinho, Noel Rosa e Beth Carvalho, lendas do samba.

É o que se viu, por exemplo, nos desfiles das seis escolas cariocas: fantasias, adornos e alegorias falaram de nossa gente. Pela avenida, passaram Unidos do Porto da Pedra, com enredo que mostra o saber popular, e depois se sucedeu a Beija-Flor, escola de Niterói que contou a história de Benedito dos Santos, autoproclamado último imperador da Etiópia. Na sequência, a Sapucaí recebeu a Salgueiro, que mostrou a história do povo Yanomami.


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Paolla Oliveira, rainha de bateria da Grande Rio. Marcus Vinícius Beck

Os povos originários se fizeram presentes na Grande Rio, com a atriz Paolla Oliveira à frente dos ritmistas, como rainha de bateria. Surgiu na sapucaí como onça. Grande momento. Com as tradicionais cores azul e amarelo, a Unidos da Tijuca - cujo Luciano Fogaça escreveu samba-enredo da escola goiana Lua-Alá - evidenciou “O Conto de Fados”, numa tentativa de levar o público a uma viagem por Portugal. Atual campeã, a Imperatriz Leopoldinense ficcionalizou obra do poeta de cordel Leandro Gomes de Barros, que narra a trajetória da cigana Esmeralda.

Luiz Antonio Simas, historiador e referência em cultura popular, lembra que o Brasil não inventou o carnaval, mas os brasileiros o vivenciam na sua forma mais plural. “Foi o carnaval que inventou um país possível e original, às margens do progresso de horror que nos constituiu. É perturbador para certo Brasil - individualista, excludente, raivoso, intolerante - lidar com uma festa coletiva, inclusiva, alegre, diversa, rueira. Tenso e intenso como lâmina e flor, o carnaval assusta porque nos coloca diante do assombro da vida”, diz, numa rede social.

O que esperar dos sambas-enredo da segunda

Mocidade Independente de Padre Miguel - 22h. Escola apresenta enredo “Pede caju que dou... Pé de caju que dá” que mostra a sensualidade do povo brasileiro por meio da fruta caju, popular em Goiás.

Portela - entre 23h e 23h10. Tradicional na avenida, apresenta neste ano enredo “Um Defeito de Cor” com o qual aborda romance da escritora Ana Maria Gonçalves e homenageia todas as mulheres pretas.

Unidos de Vila Isabel - entre 0h e 0h20. Será contada a ancestralidade de Oxalá. Samba-enredo “Gbala- Viagem ao Tempo da Criação” foi escrito por Martinho da Vila, símbolo de Vila Isabel.

Estação Primeira de Mangueira - entre 1h e 1h30. Homenageia ilustre torcedora da escola: a cantora e compositora Alcione. “A Negra Voz do Amanhã” percorre o legado da artista e destaca a cultura maranhense.

Paraíso do Tuiuti - entre 2h e 2h40. A escola leva à avenida enredo “Glória ao Almirante Negro” e conta, por meio do samba-enredo, história de resistência: marinheiro que se lutou contra os maus-tratos e má alimentação.

Unidos do Viradouro - entre 3h e 3h50. Escola tem o enredo “Arroboboi, Dangbé”. Celebra a cobra sagrada dos africanos. Mito afirma que serpente ganhou batalha no século 19 e se tornou deusa para o povo.

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