Democratização da leitura nos tempos atuais
Sanmari Melo
Publicado em 13 de março de 2023 às 18:12 | Atualizado há 2 anos
Em pesquisa realizada pela Nielsen
Book do Brasil e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros
(SNEL), registra o início do ano de 2023 com um faturamento superior alcançando
1,95%, apesar do crescimento em vendas analisado pela SNEL, há o comparativo em
vendas entre lojas físicas e lojas on-line, uma pesquisa feita, também pela
SNEL, no início de 2022, mostra que as vendas por e-commerce ocupam um terço
das vendas em lojas físicas. Apesar da facilidade ofertada pelos cliques, essa
modalidade estabelece o afastamento entre consumidor e vendedor de
livros.
Renato Barbosa Lima, 37, trabalha
como vendedor de livros há 10 anos em uma livraria no interior do Tocantins,
ressalta que a paixão por livros se estende ao ambiente da livraria, ao cheiro
dos livros e o contato com as estantes cheias, experiência não proporcionada no
e-commerce. Feiras de livros, promoções, eventos de lançamento e a divulgação,
principalmente em redes sociais, são estratégias usadas para atrair os
consumidores, além do atendimento personalizado, como explica Renato
“entender a necessidade do cliente de acordo com a idade e gostos”,
por ser leitor e manter-se atualizado no universo literário, o profissional
consegue se colocar como ponte entre o consumidor e o objeto de consumo, os
livros.
Leitor assíduo e consumidor,
Hernandes Alves da Costa, 34, conta que consome por e-commerce também, porém,
nada substitui o contato direto com os livros na livraria, nem a troca de
experiência que um profissional na venda de livros pode oferecer, dado ao conhecimento
na área.
Os livros como conhecemos hoje, costurados
e com capas, existem há mais ou menos 2 mil anos, porém, com o avanço da
tecnologia e a praticidade da sociedade atual, as obras literárias passaram por
adaptações, e hoje, o formato digital é bem quisto pelos leitores. Mariana
Reis, 36, autora do livro JARDIM DE POESIA conta que “os livros virtuais, é uma via
de mão dupla, auxilia tanto na democratização da leitura como da publicação. Porque
antigamente para ser um autor, o custo era muito maior. A possibilidade de
publicar em formato de e-book, além dele baratear o custo, ele também
desburocratiza, pois, o autor pode fazer todo o processo (de publicação) desde a
revisão, a criação da capa, tudo de forma autónoma e ele tem contato direto com
o distribuidor do livro. É vantajoso para o leitor, que por ser mais barato,
possibilitando a compra e acesso de mais livros, e facilita também o transporte
das obras em dispositivos eletrônicos pequenos e leves”.
A democratização da leitura é benéfica
para a sociedade, tanto o livro físico como o livro digital, oferecem vantagens
no consumo.