Dia Nacional das Academias de Letras tem programação especial
Redação
Publicado em 20 de junho de 2017 às 02:59 | Atualizado há 8 anos
A Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag) vai sediar, no dia 21, às 9 horas da manhã, o dia Nacional das Academias de Letras no Brasil. O encontro vai reunir as entidades ligadas à cultura em Goiás para homenagear a ex-presidente da Aflag, Lygia de Moura Rassi, com palestra a ser proferida por sua filha, Magda Moura Rassi. Na oportunidade haverá também apresentação musical da cantora Anna Rita Ludovico, acompanhada no piano por sua mãe, Maria Ludovico.
Além da Aflag, a escritora Lygia de Moura Rassi pertenceu à Academia Goiana de Letras, Conselho Estadual de Cultura, Academia Nacional de Música (RJ), Academia Petropolitana de Letras (RJ), Academia Carioca de Letras (RJ), União Brasileira de Escritores de Goiás, União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro e Academia Trindadense de Letras. Autora de 11 livros publicados, foi premiada em Goiás e outros estados brasileiros, mas também teve atuação destacada como pianista e professora de piano.
A palestrante, Magda Moura Rassi, é bacharel em Filosofia e Piano, artista plástica com cursos e exposições de pintura em Goiânia e São Paulo. Filha do médico Luiz Rassi e da escritora e pianista Lygia de Moura Rassi. Magda, como todos os irmãos, iniciou, desde criança, sua formação musical e artística, tendo como grande influência e incentivadora, sua mãe. Magda iniciou a Memória Virtual de sua família, em 2015, que se encontra disponível em www.magdamourarassi.com/família.
A data da homenagem é uma referência ao escritor Machado de Assis, fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, nascido em 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro. Muitas vezes considerado o maior nome da literatura nacional, Machado percorreu praticamente todos os gêneros literários.
Sessão comemorativa do Dia Nacional das Academias de Letras no Brasil
Auditório Célia Coutinho Seixo de Britto – sede da Aflag
Rua 132-C n° 114 Setor Sul, Goiânia-GO
21/junho/2017 – 9 horas da manhã