É chic comer os frutos do Cerrado
Redação DM
Publicado em 13 de junho de 2016 às 20:17 | Atualizado há 7 meses
A chef Márcia Pinchemel lança nesta segunda-feira, 13, no Palácio das Esmeraldas, o livro “Frutos do Cerrado – Paixão, Sabores e Aromas”. Formada em Gastronomia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Márcia Pinchemel é uma especialista em fazer pratos que misturam a expressividade da comida goiana com a textura dos pratos típicos brasileiros.
Apesar de baiana, Márcia mostra que sabe explorar mesmo a comida de Goiás. Mas alerta: é preciso usar os frutos do cerrado com sabedoria. Para cada alimento e prato, uma solução específica.
O pequi, por exemplo, na linguagem de Márcia Pinchemel, é usado em doses. “Uso o pequi nos pratos. Mas muitas vezes como perfume”.
Márcia diz que a culinária goiana tem evoluído com os cursos de gastronomia que se espalham na capital. Com a ampliação de acadêmicos e especialistas debatendo o assunto, diz a chef, o goiano aprende a valorizar sua cultura.
A chef afirma que a culinária deixa o prato bonito e saudável e não refuta outras combinações mais populares. “Não existe prato brega. Todo prato tem seu espaço. E uma questão de estilo”.
Dos frutos do cerrado, a chef baiana diz que gosta muito do baru. Além de nutritivo, garante Márcia, ele é um fruto autêntico e característico de Goiás. Márcia Pinchemel acredita que chegou a hora do goiano mostrar, de fato, a beleza dos pratos inspirados em Goiás. Para ela, é necessário revelar que a comida é uma linguagem sofisticada e que os goianos têm várias características a serem ressaltadas.
PEQUI
Em suas andanças e eventos de culinária, a chef de cozinha diz que encontra pessoas resistentes aos frutos do Cerrado. “Não é a todo momento, pois existe uma grande abertura nestas aulas-show. Mas existem pessoas que reclamam do gosto, por exemplo, do pequi. Uso uma estratégia: coloco com cuidado para não abusar do cheiro forte”.
Acompanhada da fotógrafa Viviane Veloso, a chef conseguiu sintetizar a beleza da culinária goiana e preparar um dossiê que poderá ser acessado nas bibliotecas do país.