Espetáculo circense aposta em brincadeiras populares
DM Redação
Publicado em 2 de setembro de 2025 às 19:14 | Atualizado há 5 horas
Além da obra apresentada pela Cia Cabeluda, no sábado, 6, na Novo Ato, ‘Meu Nome é Vincent’ perfila nesta sexta, 5, pintor holandês Van Gogh
Alberto Carlos
A 5° edição do Sexta com Música da Maratona Cultural do Ponto Novo Ato no Crimeia Leste traz, nesta sexta-feira, 5, o músico Tali, um artista autodidata que desde os oito anos de idade aprendeu sozinho as técnicas do violão. A noite de sexta terá ainda o espetáculo “Meu Nome é Vincent”, sobre o pintor Van Gogh, e, no sábado, 6, a Cia Cabeluda se apresenta na mostra de circo. Todas as apresentações, às 20h, são gratuitas.
O show do cantor Tali terá um repertório de músicas ciganas com influências do flamenco, da música balcânica e o jazz manouche. O repertório também traz boleros com um ritmo cubano que mescla raízes espanholas e influências locais de vários países hispano-americanos.
“Talis é um gênio da interpretação que a Novo Ato descobriu no palco aberto do projeto Maratona Cultural e Bordando Sentimentos e que inspirou a todos com a sua dedicação, estilo e inspiração musical”, destaca Marília Ribeiro, diretora do evento.
A programação traz também o espetáculo “Meu Nome é Vincent”, com Guilherme Franco e produção de George Duarte. É um teatro gestual onde o corpo narra os momentos mais difíceis da vida do pintor holandês Vincent Van Gogh, numa interpretação de várias passagens da sua vida que vai desde as pinturas até seus momentos de maior agonia.
O espetáculo busca mostrar os traços principais deste gênio artístico incompreendido pela sociedade e à frente do seu tempo. No solo teatral, o ator Guilherme Franco traz o teatro gestual unido com as técnicas de Rudolf Laban e a desconstrução das ações cotidianas.
Trupe
Já o 3° espetáculo da Mostra de Circo será com a Cia Cabeluda, uma trupe que, através de músicas e de brincadeiras populares do imaginário coletivo, aproxima o público do mundo maravilhoso e excêntrico do circo. O espetáculo mistura malabarismo, equilibrismo e outras habilidades que essa família trás para proporcionar emoção e diversão.
A Oficina de Montagem de Espetáculo Infantil com Luiz Cláudio destinada a crianças e adolescentes, e a Oficina de Criação de Roteiro com Marília Ribeiro seguem gratuitas destinada a adultos.
Ao todo, serão nove edições do Sexta com Música dentro da Maratona Cultural Ponto de Cultura Novo Ato, projeto aprovado em edital da Rede Estadual de Pontos de Cultura de Goiás através da Política Nacional Aldir Blanc do Governo Federal.
No projeto estão previstas ainda, duas exposições de artes visuais com artistas goianos e seis apresentações de espetáculos circenses, além de duas oficinas teatrais, uma de criação de roteiros e outra de direção infantil, ministradas pelos diretores do Ponto de Cultura Novo Ato, Luiz Cláudio e Marília Ribeiro.
Inscrições pelo link na bio do instagram da @cianovoato, presencialmente no Teatro Novo Ato no Crimeia Leste ou através do WhatsApp (62) 98403-1032.