Cultura

Espetáculo Nonada

Redação DM

Publicado em 5 de julho de 2017 às 22:16 | Atualizado há 6 meses

“Nonada” é a primeira palavra da obra Grande Sertão: Veredas do autor Guimarães Rosa. Um termo que apesar de sugestivo é carregado por uma aura enigmática que possibilita uma diversidade de interpretações. De uma forma geral, como insinua a obra, refere-se a algo sem importância. Mas o “nonada” de cada um pode ser bastante diferente.

Com o intuito de despertar o interesse pelo teatro e as possibilidades de interpretação do público, o Grupo Malva montou o espetáculo “Nonada”. A peça mistura imagens do simbolismo e do teatro do absurdo, da interpretação “clássica” dos textos de Shakespeare com as imagens-palavras de Guimarães Rosa.

Esta pesquisa cênica surgiu dentro da Universidade Federal de Goiás como um experimento realizado na disciplina de Oficina do espetáculo III e IV no curso de Artes Cênicas (EMAC – UFG). parte de trechos dos textos: “Hamlet”, “Macbeth”, “A Megera Domável”, “Conto de Inverno”, “Sonhos de uma noite de Verão”, “Romeu e Julieta”, dedo autor William Shakespeare. Envolvidos pela obra de João Guimarães Rosa, “Grande Sertão de Veredas”. O sertão e a realeza cruzam seus caminhos pela perspectiva do sertão.

O espetáculo conta com o apoio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Goiânia e da Universidade Federal de Goiás. Já foi apresentado no FUGA (Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás) II e III, evento realizado pela Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Também participou no evento “Absurdo à brasileira”, realizado pelo grupo Máskara (O Máskara – Núcleo Transdiciplinar de Pesquisas em Teatro, Dança e Performance – EMAC UFG).

O espetáculo volta agora aos palcos com novas cenas e outras elaborações estéticas. Uma ótima opção para quem não conhece a montagem poder apreciar. O grupo defende o teatro como instrumento transformador “Arte para mudar a vida, vida para mudar a arte”.

Nesta temporada já ocorreram apresentações da peça no Espaço Sonhus, no Colégio Lyceu e nas escolas estaduais: Escola Estadual Setor Palmito, Escola Estadual Visconde de Mauá, Escola Municipal Itamar Martins e Escola Estadual Bandeirantes e no Cepae.

Brisa Xavier fala sobre o retorno que o grupo teatral tem recebido de suas apresentações: “No espaço Sonhus foram apresentações muito bacanas, onde o público compareceu, interagiu, manifestou suas opiniões, os sentimentos que tiveram, as interpretações que construíram. Da mesma forma nas escolas, os alunos participaram bastante, mesmo sendo um espetáculo complexo, não tão simples de entender, os estudantes disseram que conseguiram compreender. E é essa nossa intenção que o público alcance a compreensão que eles quiserem. Nós não queremos passar algo contadinho, certinho de começo, meio e fim. Nós gostamos de observar as diferentes interpretações do público”.

 

Serviço

Local: Cia Novo Ato

Data: 07 de julho

Horário: 20:00h às 21:00h

Endereço: Rua Dr. Sebastião Fleury Curado, 193 Qd.24 Lt.18-5,–St. Crimeia Leste, Goiânia–GO, 74660-180

 

Local: Centro Cultural UFG

Data: 09 de julho

Horário: 20:00h às 21:00h

Endereço: Av. Universitária, 1533, Setor Leste Universitário, Goânia-GO

Ingressos:

Inteira: 15,00

Antecipado: 10,00

Meia: 7,50

 

Ficha Técnica 

Encenação: Robson corrêa de camargo

Texto: Willian Shakespeare e João Guimarães Rosa

Elenco: Antonilde Rosa, Bento Bertine, Brisa Xavier, Bruno Pina, Carlos Campos, Tuan Inaiê e Vinícius Antonelli

Direção Coreográfica: Johnatas Black

Figurino: Francisco Guilherme,

Iluminação: Allan Lourenço

Composição Musical: Matheus Couto

Sonoplastia: Tarumã Neiva

Maquiagem: Pedro Souza

Design Gráfico: Fernanda campos e Eduarda Sousa

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias