Estátuas do Brasil
Redação DM
Publicado em 24 de julho de 2015 às 00:15 | Atualizado há 7 mesesWalacy Neto
Existem muitos exemplos de como a imponência de um monumento (que pode ser construído por várias motivações: comerciais, religiosas, turísticas etc.) no cotidiano da população de uma cidade. Se você mora na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, que possui o maior monumento católico do mundo – a estátua de Santa Rita, com 53 metros de altura –, você provalelmente tem a santa visualizada em muitos momentos de sua vida, devido à força do alcance visual que ela promove.
Para um católico que mora em Santa Cruz, a estátua provavelmente tem um signifcado de fé e proteção. Para alguém que não se importa com religião, ela provavelmente pode ser analizada como um gasto desnecessário de dinheiro público, como algo meramente estético. Pode inclusive ser uma construção que agrade, devido a lembranças de momentos vividos diante da sombra da santa. Para alguém averso ao catolicismo pode significar um ponto de referência para declarações de ódio, inclusive.
De todas as formas, existe um significado gerado pela construção de um monumento de tamanha dimensão, que se comunica todos os dias com uma cidade inteira. A maioria das grandes estátuas do Brasil são homenagem a figuras católicas. O Cristo Redentor, localizado no alto do Corcovado, na cidade do Rio de Janeiro, é a estátua que mais simboliza a presença da fé cristã no Brasil. Ela significa várias outras coisas: possui influência da art-dèco, possui localização geográfica de extremo potencial turístico etc.
Para correntes mais jovens do cristianismo, que romperam com a matriz católica hegemônica, a idolatria de estátuas é considerada incorreta. “Na prática, o Senhor Deus abomina todo tipo de estátuas de todo o tipo de santos ou de santas católicas, tais como as da estatueta de Aparecida, do padre Cícero, do próprio Jesus, não só de imagens pequenas, mas até a do Corcovado, como também as estátuas e estatuetas de todas as Nossas Senhoras que infestam a Terra inteira. É ou não é? O Senhor não as proíbe somente para culto e adoração, pois simplesmente proíbe até a sua simples fabricação”, é o que explica Waldecy A. Simões, que critica a Igreja Católica em seu texto A Idolatria Católica e Ortodoxa a Imagens, segundo as Escrituras.
Estátua de Santa Rita de Cássia – Santa Cruz/RN, com 53 metros, foi inaugurada em 26 de junho de 2010 e demorou mais de três anos para ser construída. Representa a padroeira das causas impossíveis, dos doentes e das mães. Custou mais de R$ 6 milhões. O engenheiro responsável pela construção foi Alexandre Azêdo de Lacerda.
Estátua de São Francisco – Canindé/CE, com 30 metros de altura, inaugurada em 4 de outubro de 2005. Fica localizada em um bairro alto da cidade, o que faz com que ela seja vista em todos os lugares do município. Representa São Francisco de Assis, o padroeiro dos animais. O arquiteto responsável foi Mestre Bibi.
Jesus Terceiro Milênio – Caxias do Sul/RS. Busto de Jesus Cristo, com 21m de altura, concebida pelo escultor Bruno Segalla, em 1991, e inaugurada em 6 de fevereiro de 2004. Localiza-se no Museu de Artes Sacras da cidade, e representa uma visão modernista da principal figura do cristianismo em meditação.
Santuário de Frei Damião – Guarabira/PB. Construção de 34 metros erguida em homenagem a Frei Damião, um missionário italiano que se radicou no Nordeste brasileiro. Foi inaugurada em 19 de Dezembro de 2004.
Sagrado Coração de Jesus – União da Vitória/PR. Em União da Vitória tem a estátua do Sagrado Coração de Jesus, Padroeiro do Município, inaugurada em 1968. Com 27 m de altura, está fixada em um pedestal de 6m. Tem uma escadaria de acesso de 224 degraus, que leva até o topo, e também uma pequena capela em seu interior.
Cristo Redentor – Colatina/ES
A sua construção foi iniciada em 1974. Tem altura total de 35,5 metros, a altura da estátua é de 20 metros, o pedestal mede 15,5 metros, o comprimento das mãos tem 1,80 metro e a largura de braço a braço é de 40 metros.
Estátua da Liberdade – Barra Velha/SC é a maior estátua da América do Sul, com 57 metros de altura, pertence à loja Parada Havan. Um elevador leva os consumidores para o topo, onde eles podem olhar por cima de uma rodovia. É malvista por alguns como um símbolo de submissão do Brasil aos Estados Unidos.