Cultura

Exposição com 38 fotografias lança novo olhar sobre cemitérios

Diário da Manhã

Publicado em 12 de novembro de 2017 às 12:53 | Atualizado há 7 anos

O Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás recebe de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas, a mostra “Um olhar sobre o espaço da morte”. De acordo com a organização, o objetivo da ação é lançar um novo olhar sobre os cemitérios. Exposição que possui 38 fotografias ocorre até o dia 24 deste mês, a entrada é gratuita.

Segundo a curadora, Maria Elízia Borges, os cemitérios guardam uma rica expressão artística e cultural dos vivos. “Diríamos que o fotógrafo, ao registrar um cemitério e os seus túmulos, está mantendo a postura do sobrevivente que resgata a história de vida dos falecidos”, apresenta.

O fotográfo, Marco Diniz, encontrou no cemitério francês a maior área verde de Paris, 44 hectares de extensão, 70 mil monumentos e um intenso movimento de turistas e curiosos. Lá estão enterradas personalidades como Auguste Comte (1798 – 1857), Allan Kardec (1804 – 1869), Edith Piaf (1915 – 1963) e Pierre Bourdieu (1930 – 2002).

Ao percorrer o local, o fotógrafo registrou a ação do tempo, a deterioração de monumentos, a expressão realista das esculturas e detalhes que remetem a vários estilos de arte.

 

Foto: Carlos Siqueira


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias