Falado Retrato
Redação DM
Publicado em 23 de fevereiro de 2017 às 02:16 | Atualizado há 7 meses
O projeto despretensioso, iniciado nos anos 1980 por J. Edson Barbosa da Silva, chegou hoje ao seu ápice: um livro de poesias e retratos da Grande Goiânia. Algumas das poesias constantes em Falado Retrato foram escritas à época, outras, contudo, eram apenas rascunhos, que receberam sua alma das mãos de seu criador somente nos últimos tempos.
“Passadas algumas décadas, novas poesias foram escritas e, enfim, chegou o momento de concluir a obra acrescentando um elemento novo que são as ilustrações fotográficas. O leitor encontrará, ao longo da leitura, fotografias que refletem de alguma forma a mensagem, o sentido, a emoção, contidos no texto da página seguinte. Não se trata de um livro de fotografias. A intenção é ilustrar a poesia com imagens que contribuam para que o leitor sinta-se mais envolvido no texto”, declara J. Edson.
Encantado pela beleza e simplicidade da poesia, que tem o poder de conquistar qualquer leitor (e, sendo mais ousada, a poesia conquista até quem não a pode ler, e se limita a um devotado ouvinte), J. Edson Barbosa da Silva acredita que esta mesma tem também o poder de remeter o leitor a “uma fantasia, uma realidade, ou a uma saudade, conforme a sua sensibilidade em face do mundo e da sua experiência naquele instante”.
Segundo o poeta e escritor, sua obra não pretende consagrar-se uma referência literária e/ou poética. Humildemente, J. Edson Barbosa afirma que Falado Retrato expressa nada mais que suas próprias emoções, baseadas em sua realidade e fantasias, distanciando-se da representação de um marco na história cultural.
Escrito “com muito zelo”, nas palavras do próprio J. Edson, o livro de poesias Falado Retrato será lançado hoje, a partir das dezenove horas, no Café Cariño, Setor Marista, Goiânia. O autor e sua família receberão os convidados para uma noite poética e sessão de autógrafos da obra.
Falado Retrato
Quando: Hoje, dia 23 de fevereiro de 2017, a partir das 19h
Onde: Café Cariño, Rua 1.136 nº 530, Setor Marista, em Goiânia-GO.