Festival Arrudeia Dendicasa realiza live de encerramento e discute igualdade racial e profissionalização dos bailarinos da cidade
Diário da Manhã
Publicado em 24 de junho de 2021 às 16:14 | Atualizado há 4 anos
Acontece nesta quinta-feira (24), o encerramento do festival “Arrudeia Dendicasa: Conexões Dançantes entre África e Anápolis”. Com oficinas, rodas de conversa e muita dança, o evento contemplou bailarinos de Anápolis e África morando na cidade e em Goiás para participarem de uma programação de formação de mais de 14 horas. Os professores selecionados para esta edição possuem todos íntima relação com a dança e as visões do Arrudeia: arrudiar mundos através da dança e da arte.
No primeiro dia de evento, os professores e angolanos Emanuel Ritchelle e Orlando Breezy apresentaram ritmos de seu país como a Kizomba, o Kuduro, o AfroHouse e uma dança o qual chamam de Dança da Família em Angola. Houveram ainda aulas de ballet clássico com a bailarina e professora Wanessa Paula de Souza, aula de percussão e de dança dos ritmos da Guiné Konakri com Mariama Camara e o Grupo Limanya.
O primeiro dia também contou com roda de conversa com a professora e bailarina Rafaela Francisco. A conversa foi com os alunos do Colégio Estadual Adolpho Batista. Como pauta, igualdade racial, imigração, corpos negros em diáspora e a profissionalização dos trabalhadores da dança por meio de linguagens diversas.
Para o segundo dia de even to, a programação conta ainda com roda de conversa, aula de Jazz Dance com o bailarino, professor e coreógrafo Danilo Santana, a segunda etapa das aula de dança e percussão dos ritmos da Guiné Konakri de Mariama Camara e o Grupo Limanya e uma live de encerramento às 20h que será transmitida no YouTube com pockets show do Jongo Iracema.
O projeto foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura 2019, da prefeitura de Anápolis e conta ainda com apoio de diversas personalidades e empresas que acreditam em formas mais potentes de acolher o capital cultural e humano que existe na cidade. “Há uma rica formação de bailarinos na cidade com escolas de dança com um vasto currículo e um potencial étnico e cultural de novos artistas que aqui vivem que merece ser valorizada e misturada. A pandemia da COVID-19 mudou a forma como trabalhamos com a cultura e nos colocou Dendicasa, mas a arte transborda na nossa gente”, avaliou Narelly Batista, produtora e idealizadora do projeto.
Intervenção Artística
A Arrudeia Produções, organização responsável pelo evento, produziu em 2020 uma série de vídeos em locais da cidade que do ponto de vista dos bailarinos mereciam mais cuidado. Um dos locais levantados, no entanto, a Praça Bom Jesus, não teve vídeo, mas ganhou nesta quarta-feira uma intervenção artística com um banner gigante do evento.
Serviço
Live de Encerramento do Arrudeia com apresentação do Jongo Iracema Data: 24 de junho
Horário: 20h
Local: YouTube da Arrudeia Produções