Cultura

George Harrison, “o Beatle quieto”

Diário da Manhã

Publicado em 28 de novembro de 2015 às 22:00 | Atualizado há 4 meses

O multi-instrumentista, cantor e guitarrista principal dos Beatles George Harrison nasceu na cidade de Liverpool, na Inglaterra, no dia 25 de fevereiro de 1943. Foi o grande responsável por introduzir influências da música clássica indiana ao som da banda. Em várias canções toca sitar, um instrumento originário da Índia. A revista Rolling Stone cita Harrison em sua lista de melhores guitarristas de todos os tempos na posição de número 11. Nessa matéria o leitor confere algumas das composições de sucesso do músico.

Em carreira solo, seu trabalho mais notável e o álbum triplo ‘All Things Must Pass’, de 1970, no qual explora principalmente a música folk. Harrison também teve destaque como compositor, sendo o criador de canções importantes dos Beatles como “Something” e “While My Guitar Gently Weeps”. Morreu aos 58 anos no dia 29 de novembro de 2001, vítima de um câncer de pulmão. Deixou uma fortuna de mais de 100 milhões de libras esterlinas (o que equivale a mais de 500 milhões de reais).

Taxman

Canção de abertura do álbum ‘Revolver’, lançado em 1966, traz em sua letra críticas ao nível progressivo de taxas impostas pelo governo britânico sob comando de Harold Wilson. Em entrevista, George Harrison disse: “a música veio quando percebi que estávamos realmente ganhando dinheiro e gastávamos a maior parte com impostos. Era e ainda é muito comum”. Em 1984 Paul McCartney explicou que “George escreveu Taxman com muita raiva após descobrir uma taxa de 95% que Harold Wilson havia criado”.

John Lennon, em 1980, explicou que a música foi importante para a carreira de George Harrison como compositor, bem como para sua notabilidade dentro dos Beatles. “Foi uma das primeiras composições de George, percebia-se que ele estava cansado daquela coisa das atenções serem voltadas para Lennon e McCartney, e isso se dava principalmente porque ninguém mais compunha”.

While My Guitar Gently Weeps

Gravada pela primeira vez em 1968 no disco duplo homônimo dos Beatles (também conhecido com ‘álbum branco’), While My Guitar Gently Weeps é considerada uma das melhores composições de George Harrison como membro dos Beatles. Conta com a participação de Eric Clapton como guitarrista principal. Harrison explicou o processo de criação da música em um livro biográfico sobre a banda lançado em 2000.

“Escrevi essa música na casa de minha mãe. Eu estava pensando em um livro chinês que afirma que todas as coisas acontecem por que devem acontecer, e não existem coincidências no mundo. While My Guitar é inspirada nessa teoria”. George Harrison teve que convencer Eric Clapton a participar da gravação da canção, pois o músico se mostrou relutante, dizendo que nenhum outro músico jamais havia tocado em um álbum dos Beatles.

Something

Segunda canção dos Beatles a receber o maior número de versões de outros artistas e também um dos maiores sucessos da banda. Foi lançada em 1969 no disco Abbey Road. John Lennon considerava ‘Something’ a melhor canção do álbum, e Paul McCartney disse ser a melhor música escrita por Harrison. A canção conseguiu êxito tanto dos críticos musicais quanto em vendas.

O single de ‘Something’ alcançou o topo das paradas de sucesso nos Estados Unidos e o Top 5 na Inglaterra. Tem como tema uma mulher inspiradora, que segundo Harrison seria sua então esposa, Pattie Boyd. Os primeiros versos são inspirados em uma canção de James Taylor chamada ‘Something in the way she moves’.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias