Goiânia dos Quadrinhos
Redação DM
Publicado em 11 de março de 2017 às 02:14 | Atualizado há 8 meses
Antes de me interessar pelo jornalismo, lembro exatamente a única linguagem no jornais impressos que me causavam atração e era a página de quadrinhos, geralmente do lado das cruzadinhas. Quadrinho é uma forma de linguagem que torna acessível um universo de informações. Praticamente qualquer temática acompanhada de um desenho traz uma leveza, uma acessibilidade e atração que o texto escrito por vezes não alcançaria. Essa arte que se desdobra em inúmeros estilos encontra um público fiel e apaixonado.
Para os interessados por essa nobre arte, sejam autores, colecionadores ou curiosos, acontece hoje a Gibirama – Feira Goiana de Histórias em Quadrinhos. Trata-se de um evento gratuito e aberto ao público de todas as idades, que pretende congregar aficionados por HQs. Quem quiser vender, comprar e trocar quadrinhos dos mais diversos gêneros é só aparecer. A Gibirama contará ainda com lançamentos de HQs e sessões de autógrafos, oficinas, praça de alimentação, discotecagem de Alexandre Perini e concurso de cosplay.
O quadrinista Márcio Júnior fala sobre o que representa os quadrinhos e o objetivo do evento: “Acho que os quadrinhos são uma das coisas mais populares e menos compreendidas. Todo mundo lê ou leu quadrinhos em algum momento da vida. O Gibirama quer proporcionar esse reencontro”. A Gibirama – Feira Goiana de Histórias em Quadrinhos é uma realização da Mandrake Comic Shop e Escola Goiana De Desenho Animado, com apoio de Hocus Pocus, MMarte Produções e Coletivo Obsoleto.
Data: 11 de março de 2017 (sábado)
Horário: a partir das 14h
Local: Galeria Pátio do Lago (Av. T-3, em frente ao Vaca Brava, Setor Bueno)
Entrada Franca
O DMRevista conversou com o quadrinista e organizador do evento, Márcio Júnior, que falou sobre a cena dos quadrinhos
DMRevista: Vamos começar falando sobre a produção local. Qual a intensidade, em questão de quantidade de produção, e visibilidade dos quadrinhos produzidos aqui em Goiânia e região?
Márcio Júnior: Os quadrinhos em Goiás ainda estão em um estágio embrionário. Existem autores produzindo, mas ainda não somos o polo de produção que temos potencial para ser. Produzi recentemente o “A Última Fábula”, do Francisco Costa e o “137”, do Ronaldo Zaharijs, Edu Menna e Rodrigo Spiga. Temos o grande Tiago Holsi com o “Entaredecer dos Mortos” e “665”. Há algum tempo publiquei as revistas “Voodoo!”, “Macaco” e “A Vida é Mesmo uma Umaravilha”–quevai virar desenho animado. Tem a Cátia Ana, com grande destaque nacional. E o prof. Edgar Franco. Estamos nos desenvolvendo. Só vai melhorar.
DMRevista: Qual a noção básica necessária para começar a produzir um quadrinho, iniciar uma trajetória de quadrinista?
Márcio Júnior: Pra ser um quadrinista o cara precisa ser, antes de mais nada, apaixonado. É das linguagens mais complexas e sofisticadas, e também das menos reconhecidas. HQ e animação são chamados. Só pra quem é maluco
DMRevista: Qual a temática dos seus quadrinhos, em que meio você veicula seu trabalho?
Márcio Júnior: Meu trabalho é sempre mais sujo, underground. é o que me interessa, geralmente.
DMRevista: E o consumo de quadrinhos aqui em Goiânia, existe esse fluxo?
Márcio Júnior:E o consumo de quadrinhos aqui em Goiânia, existe esse fluxo?
Goiânia consome quadrinhos sim. Temos, hoje, quatro lojas especializadas em HQ.
DMRevista: A respeito do evento, pra qual finalidade o Gibirama foi construído e quais as expectativas para o evento?
Márcio Júnior:O GIBIRAMA está congregando toda a cadeia produtiva das HQs. Tem autores, colecionadores, lojistas, leitores. Teremos desfile de Cosplay, oficina com o Edu Menna e tudo mais. O mais importante é que é um EVENTO GRATUITO e para toda a família. Todo mundo que tiver quadrinhos parados em casa, pode levar para trocar e vender.
DMRevista: A internet fortaleceu o quadrinho como forma de linguagem?
Márcio Júnior: A internet tem ajudado a divulgar os trabalhos dos autores. Como linguagem, há um desenvolvimento sim, com o surgimento do que chamamos de HQtrônicas. Mas usualmente não são experiências massivas.
DMRevista: Quem é “O Cara” que te inspirou a começar? E o que exatamente te atraiu no trabalho dele?
Márcio Júnior:Jack Kirby. A dinâmica do desenho, a beleza dos quadros, a força da narrativa, a imaginação sem limites.
DMRevista: E da nova geração, quem são os autores que você acha que tem feito um trabalho que você considera interessante?
Márcio Júnior: O Brasil vive o melhor momento de sua história. Autores como Marcello Quintanilha, Rafael Coutinho, Deigo Gerlach, Fabio Zimbres, Guazzelli, Marcatti e tantos outros, estão entre os melhores do mundo.
Programação:
Bate-papo com Edu
Menna (11/03):
Às 14:30h do dia 11/03, durante a Gibirama, o quadrinista internacional Edu Menna (Red Sonja, Z Nation, etc.) faz um bate-papo sobre quadrinhos e mercado norte-americano com os dez selecionados para sua oficina. Local: Mandrake Comic Shop
Desfile de cosplay gibirama (11/03):
Às 17h do dia 11/03, durante a Gibirama, haverá o Desfile de Cosplay Gibirama. A participação é gratuita. Venha como seu personagem favorito! Na ocasião, serão também abertas as inscrições e vendidos ingressos para o evento Geek Experience.
EXPOSITORES CONFIRMADOS:
Mandrake Comic Shop
Hocus Pocus
Avalon
HQPoint
Coleções Shazam
ARTISTAS CONFIRMADOS:
Tiago Holsi
Edu Menna
Francisco Costa
Thiago Dornelas
Cátia Ana
Márcio Jr.
Incoerente Coletivo (DF)