Cultura

Goiânia terá passeata de Zumbis neste finados

Diário da Manhã

Publicado em 1 de novembro de 2015 às 15:07 | Atualizado há 4 meses

por Heitor Vilela

Em tempos em que séries e filmes como The Walking Dead deixam milhões de pessoas em todo o globo ligados, antenados e angustiados a espera do próximo episódio, alguns costumes e tradições também sofreram influências. O dia de finados, agora tem uma nova forma de celebração.

Centenas de filmes de terror, desde os anos 50’ até a atualidade exploram a temática dos Zumbis, cenários apocalípticos onde a humanidade fica por um fio, correndo dos próprios humanos ou o que restaram deles. Dessas histórias surgiram os fanáticos pela estética dos zumbis, roupas rasgadas, mordidas e machucados, comedores de cérebros, cérebros arrancados, tiros no cérebro ou talvez a falta dele.

Zombie Walk é basicamente uma passeata composta por um grande grupo de pessoas que se vestem de zumbis. Caminhando por grandes centros urbanos, os participantes organizam uma rota através das ruas da cidade, passando por shoppings parques e outros locais com grande público. A ideia é recriar as cenas de apocalipse zumbi, que já estão fixadas na memória coletiva dos jovens e amantes dos filmes de terror trash e gore.

Goiânia não ficou para trás na moda. Apesar do evento ter surgido na Califórnia em 2001, desde 2009 vem sendo feito anualmente em Goiânia, sempre no dia 2 de novembro (Feriado Nacional de Dia de Finados). O local escolhido para o teatro coletivo, mais uma vez foi o Parque Vaca Brava e suas mediações.O evento geralmente é promovido via internet ou através de flyers e cartazes. As Zombie Walks são consideradas por muitos participantes como um evento underground. Durante a marcha os participantes se caracterizam como zumbis e se comunicam como zumbis (iguais aos filmes de horror), grunhindo ou em versões menos ortodoxas gemendo e gritando “miolos” ou “cérebros”

A organização da marcha aqui em Goiânia, publicou no evento do Facebook (que já tem mais de 1.200 pessoas confirmadas) um apelo para os que por ventura resolverem participar:

Pessoas que vão fantasiadas de outras coisas.

Esse é um fato que está frequentemente ocorrendo e isso prejudica o nosso evento passando uma ideia totalmente contrária do que realmente ele é. E assim, faz com que pessoas que estão indo pela primeira vez tenham a “opção” de escolher uma fantasia qualquer para participar da Zombie Walk Goiânia, como vampiros, caçadores, múmias, caveiras mexicanas. E isto acaba descaracterizando a Zombie Walk a cada ano. Então, a fantasia aceita para participar da Zombie Walk é ZUMBI e nada mais que isso.

Em toda a cidade ocorre eventos de festas a fantasia, use esses eventos para ter qualquer uma dessas opções de fantasia. Não tem a necessidade de atrapalhar a Zombie Walk, que ocorre uma vez por ano e que surgiu com o intuito de fãs zumbis terem um evento específico para eles.”

Para quem não sabe como se tornar um autêntico Zumbi, na internet tem vários grupos e fóruns que ensinam a fazer maquiagens, ferimentos e demais caracterizações de mortos-vivos. Mas no mais, para se garantir use um pouco de tinta guache, roupas velhas que possam ser rasgadas e bagunce um pouco o cabelo, para encarnar durante uma tarde o universo de um apocalipse Zumbi.

Zombie Walk Goiânia

Data: Segunda dia 02/11

Local: Parque Vaca Brava – Setor Bueno

Horário: A partir das 15 horas

Participação livre

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias