Hoje é dia de comer fortuna
Redação DM
Publicado em 29 de janeiro de 2017 às 00:39 | Atualizado há 5 meses
São muitas as lendas contadas, perde-se a conta do número de histórias que circulam na internet sobre o assunto, muitos personagens habitam o imaginário do povo e a verdade é que cada um faz sua “simpatia” de um jeito. O fato é: para quem quer ter sorte e dinheiro no bolso, dia 29 é dia de comer gnocchi.
A delícia, banida do cardápio de quem gosta de manter o peso no lugar, é liberada nesse dia para todos que acreditam que comer um prato de gnocchi da fortuna vai trazer boa sorte para o bolso. Mas como começou essa tradição que há anos importamos para nossa cultura?
A lenda teve origem na Itália. Conta-se que no dia 29 de algum mês e ano quaisquer, São Pantaleão, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo. Com bastante fome, São Pantaleão bateu à porta de uma casa e pediu comida. A família, que era grande e pobre, não tinha muita comida. Apesar disso, eles dividiram o seu gnocchi com o andarilho, cabendo a cada um sete massinhas de batata. São Pantaleão comeu, agradeceu a ajuda e foi embora. Quando a família foi recolher os pratos, descobriu que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso, o dia 29 de cada mês ficou conhecido como o dia do Gnocchi da Fortuna ou da Sorte.
Por conta dessa versão muitos praticam o ritual de comer o Gnocchi da Fortuna da seguinte forma: coloca-se o dinheiro embaixo do prato, come-se os primeiros sete pedacinhos da massa em pé, fazendo um pedido para cada um deles e depois, come-se à vontade. Algumas pessoas ainda adotam o ritual de forma mais simplificada: apenas colocam o dinheiro embaixo do prato e comem o gnocchi. Alguns acreditam que para dar sorte o dinheiro deve ser guardado, outros que o dinheiro deve ser gasto.
Quem está preocupado com o mês de fevereiro, aqui vai uma dica: como o mês não tem o vigésimo nono dia, a superstição deve ser adiantada em 24 horas e comemorada no dia 28.
Onde comemorar a data
O tradicional Restaurante Assoluto, famosa casa de massas de Goiânia também celebra a tradição. A data, carregada de simbologia, é comemorada com várias versões de gnocchi.
Antes de iniciar a refeição, a pessoa deve colocar a moeda de 1 real debaixo do prato e dizer a seguinte frase: “São Pantaleão, estou comendo este gnocchi para que nunca me falte comida na mesa e dinheiro no bolso”.
E não faltam adeptos desta tradição no Brasil e o dia 29 é o mais movimentado do mês.
Para incrementar ainda mais o paladar, o gnocchi pode ser gratinado ao forno e incrementado com até onze molhos diferentes oferecidos para acompanhar as massas.
Serviço
Tradição do Gnocchi
da Fortuna no Restaurante Assoluto
Local: Alameda Cel. Eugenio Jardim, 300, Setor Marista
Reservas: 3092 8281 ou 98208 6387