Cultura

Jogos Vorazes: Blockbuster engajado

Redação DM

Publicado em 17 de novembro de 2015 às 22:18 | Atualizado há 6 meses

A Paris Filmes, distribuidora da franquia Jogos Vorazes no Brasil, no começo do mês passado fez com que os brasileiros se sentissem privilegiados. Pelo menos por dois dias. A estreia do último longa da trilogia – Jogos Vorazes: A Esperança – O Final, foi antecipada. O filme, que chegaria aos cinemas nacionais amanhã, vai estrear hoje. Já, nos Estados Unidos, só chega nesta sexta-feira (20).

Sim, muitos devem pensar que um ou dois dias podem não fazer muita diferença. No entanto, para os fãs desta poderosa franquia norte-americana inspirada no best seller da escritora Suzanne Collins – cujo nome em inglês éThe Hunger Games  -, deve diminuir a ansiedade. Pois, desde o primeiro filme da saga, ganhou ares de febre mundial.

Estreado em 2012, a produção de estreia da franquia, que levava apenas o nome de Jogos Vorazes, conquistou o direito de entrar na lista dos 65 filmes de maior bilheteria da história.  Contudo, o derradeiro longa da trilogia, que tem direção de Francis Lawrence, promete não ficar atrás: segundo uma pesquisa realizada pela empresa especializada Piedmont Media Research, o filme é ainda mais esperado do que o próximo filme da cinessérie, Star Wars – O Despertar da Força (que entrará em cartaz no dia 17 de dezembro).

O segredo do sucesso, pode ser atribuído a vários fatores, como o fato de ser trama adolescente, cheia de ação, rostos e corpos bonitos. Mas, um dos fatores, que o longa se diferencia dos demais, com certeza, é a força da interpretação que a atriz Jeniffer Lawrence emprestou à protagonista Katniss Everdeen. A personagem principal é ainda uma das poucas heroínas mulheres e adolescentes. E, seu papel é reflexivo pois,  não luta contra monstros e irreais. Os vilões líderes reais e ávidos por poder e dominação.

Na distopia futurista, a trama se passa em Panem – um país localizado na mesma região dos Estados Unidos da América –, que possui 12 distritos. O inimigo é a dominação tecnológica de uma metrópole chamada Capital. Logo, a história lembra de outra ficção distópica, o 1984 de George Orwell, cujo seu teor inspirou até o nome do reality show Big Brother.

Voltando à trama, a chamada Capital realiza todos os anos os chamados Jogos Vorazes, uma batalha televisionada, na qual, um garoto e uma garota, de cada distrito, com a idade entre 12 e 18 anos, são sorteados a participar. Nesta competição, um único concorrente sairia vivo e vencedor. Por isso, Katniss entra nesta empreitada, no lugar de sua irmã Primrose (Willow Shields), a verdadeira sorteada.

Nesta competição, em que os participantes são chamados de Tributos, quem compete com com Katniss é Peeta Mellak, que é vivido por Josh Hutcherson. Tal personagem mais tarde se revela apaixonado pela protagonista, mas a garota, por sua vez, acredita que o sentimento, é mais uma tática do jogo.

Logo no primeiro filme do longa, com espírito justo, a heroína não concorda com regras do jogo e, se torna uma heroína em Panem e símbolo da revolução dos distritos contra a Capital, justamente por romper algumas regras. O presidente da Capital Snow, vivido por Donald Sutherland, claro, não fica satisfeito com isso, e decide usar o falso romance entre Peeta e Katniss para distrair a população e, ao mesmo tempo, abalar a imagem da jovem.

Mas, sem conseguir controla-la, o déspota decide realizar uma nova edição dos jogos com vários antigos ganhadores. Assim, o “casal” se vê de volta à arena, agora tendo que enfrentar verdadeiros assassinos. E, é esta a tônica que se pode ver no segundo filme da trilogia, Jogos Vorazes- Em Chamas (2013).

O desfecho

Como muitos já sabem, o final de toda esta batalha foi divida em duas partes. O começo do fim, já pôde ser visto em  Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1, que estreou ano passado. Este filme, marca o engajamento de Katniss como líder de uma revolução, que ela mesma não compreende muito.

Ela é recrutada pela comandante da rebelião Alma Coin (Julianne Moore) para encanar o Tordo, o símbolo da revolução e incitar coragem nos distritos que formam Panem. Mas, se a primeira parte do final da saga é mais sobre ideologias, em A Esperança – O Final, os jogos se tornam ainda mais reais e as cenas de suspense mais emocionantes.

No fialme, que estreia hoje, Katniss passa a integrar a linha de frente de um exército movido pelo objetivo de assistir à queda do presidente Snow e ao fim da ditadura imposta aos Distritos. Acompanhada por soldados aliados à suas inseparáveis flechas, a jovem luta também neste desfecho para descobrir quem são seus verdadeiros inimigos.

Inspirada pela personagem

Bem, acho que para todo mundo ficou bem claro, que a trilogia Jogos Vorazes possui uma mensagem que vai muito além das espetaculosas cenas de ação. Logo, a trama que fala de diversos tipos de alienação e dominação, causou grandes mudanças na vida da atriz que dá vida à protagonista: a própria Jennifer Lawrence.

Sim, a trama a transformou na “atriz mais valiosa do cinema”. No entanto, também a inspirou em se envolver na luta contra as desigualdades salariais entre homens e mulheres na indústria cinematográfica.

Em um artigo para a newsletter Lenny, organizada por Lena Dunham e Jenni Konner, ela escreveu um texto intitulado “Por que eu ganho menos que colegas homens?”, no qual fala abertamente pela primeira vez sobre ter recebido  um cachê menor que o dos três colegas masculinos com quem protagonizou o filme Trapaça.

“Eu não queria parecer difícil ou mimada”, continua. “E, com base nas estatísticas, eu não acho que sou a única mulher com esse problema. Será que estamos socialmente condicionadas a nos comportarmos dessa maneira? Poderia ainda ser um hábito persistente de tentarmos expressar as nossas opiniões de uma determinada maneira que não ‘ofenda’ ou ‘assuste’ os homens?”, disse, a atriz que já ganhou o Oscar de melhor atriz por O Lado Bom da Vida.

E, em entrevistas,  Jeneffer já revelou que a personagem Katniss, parece ter lhe encorajado. “Não vejo como poderia ser inspirada por esta personagem. Ela me influenciou muito enquanto lia os livros. É o motivo pelo qual quis interpretá-la. Acho que seria impossível passar quatro anos vivendo-a sem ser inspirada por ela”, disse.

Realidade

Os manifestantes contrários ao golpe de Estado na Tailândia, em 2014 se inspiraram em Hollywood e adotaram uma saudação de três dedos, a mesma do filmes “Jogos Vorazes”, para protestar contra as tropas militares no país. O Exército informou que estava ciente do gesto feito nas ruas e avisou que os tailandeses vistos fazendo o sinal em encontros políticos com mais de cinco pessoas podem ser detidas.

— Sabemos que se trata do filme e achamos que representa a resistência contra as autoridades — disse uma porta-voz da junta, Weerachon Sukhondhapatipak.

Na ausência de líderes definidos, os opositores ao golpe estão organizando protestos “surpresa”. Os manifestantes marcam um ponto de encontro nas redes sociais e se reúnem em lugares onde não são esperados pelas tropas. A saudação é o mais novo elemento presente.

— Levantar os três dedos se tornou um símbolo no protesto pelos direitos políticos fundamentais — afirmou um ativista, pedindo para as pessoas fazerem o gesto três vezes por dia em locais públicos: às 9h, 13h e 17h.

Na série de filmes e livros “Jogos Vorazes, a saudação simboliza a revolta contra o regime totalitário. Os tailandeses explicaram que, para eles, o sinal representa um ato silencioso de protesto contra a repressão no país.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias