Home / Cultura

CULTURA

Julieta Lanteri é homenageada pelo Google nesta quarta-feira, 22

O seu legado foi importante para o país e sua luta se tornou um exemplo para toda a América do Sul

Imagem ilustrativa da imagem Julieta Lanteri é homenageada pelo Google nesta quarta-feira, 22

Julieta Lanteri, nascida em 22 de março de 1873 na Itália, é conhecida por ser a primeira mulher a votar na América do Sul, sendo uma figura importante na luta pelos direitos femininos. O Doodle desta quarta-feira, 22, celebra o 150º aniversário de Julieta Lanteri, que exibe na página interativa do Google um GIF dela posicionada em frente ao letreiro do buscador. No desenho, possui em suas mãos um frasco de cientista, um canudo de formatura e uma cédula de voto, que representam diferentes aspectos em sua vida profissional e cívica.

Além da área médica, Julieta se destacou como uma sufragista, tornando-se uma figura importante para na luta a favor dos direitos cívicos femininos. Participou do primeiro Congresso Internacional de Mulheres em 1910 e, tornou-se a primeira mulher a votar na América do Sul. Com vida política agitada, chegou a criar o seu próprio partido, a União Nacional Feminista, e a concorrer como deputada.

Julieta Lanteri morreu aos 58 anos em 1932 e, não viu a conquista do direito feminino ao voto por parte de todas as argentinas em 1947. Porém, o seu legado foi importante para o país e sua luta se tornou um exemplo para toda a América do Sul.

Mais vídeos:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias