Musical Minha Juventude chega em Goiânia
Redação DM
Publicado em 6 de janeiro de 2016 às 16:29 | Atualizado há 10 anosO jovem romântico, o surfista sarado, a namorada patricinha, a bad girl, o nerd, os viciados em net, a baladeira, o que se acha feio… formam uma galera que junto com o apaixonado por música Felipe, dono de uma banda e que vive em conflito com o pai, por este não aceitar a carreira musical do filho e exigir dedicação total à faculdade de direito, que o jovem cursa, vivem os dramas, as paixões, a descoberta do verdadeiro amor e as diversões de uma juventude que busca insaciavelmente a realização de seus sonhos.
Minha Juventude é emoção a mil e diversão garantida! Embalados pelas músicas da banda goiana Mr. Gyn esses jovens cantam, dançam e retratam uma fase marcante da história de qualquer ser humano, em que as decisões que tomamos refletem em todo o nosso futuro.
Nasce o musical Minha Juventude
“Nos primeiros anos do grupo Porão Cênico trabalhamos rodeados pelo universo infantil, foram mais de 40 apresentações dos musical Pluft, o fantasminha, além de outros trabalhos infantis como Saltimbancos e apresentações de números musicais curtos. Em outubro de 2014, estávamos produzindo um show de pop rock de uma banda formada pelos atores/cantores do Porão Cênico. E toda essa energia de show, musicas, ensaios com bandas, estúdio e o universo pop rock adolescente/jovem nos tomou de tal forma que a vontade de criar algo para este público estava incontrolável.
Em umas das reuniões da direção, conversando com meu amigo, parceiro de trabalho, presidente da Associação Porão das Artes, diretor e ator José Carlos Henrique, decidimos que o nosso próximo musical seria destinado aos jovens, retratando o universo das paixões, frustrações, desejos, zoação e principalmente a fase em que as escolhas feitas no dia-a-dia definem o que esperar do futuro. E para falar sobre o tema a melhor maneira era escolher uma banda referência no estilo, no público, nas músicas, nas letras, nos clipes… E pronto só um nome encaixava em tudo: Mr. Gyn!
Foi o encaixe perfeito. Primeiro porque sou completamente fã da banda. Passei minha adolescência cantando músicas como “Porque”, “Sonhando”, participei de festivais de música cantando “Minha Paz”… A banda era uma referência para mim no quesito música. Fui a inúmeros shows, tenho todos os cds e dvds! E segundo porque encontrava nas letras tudo aquilo que eu gostaria de falar no palco.
O processo de criação do texto foi muito rápido. Já sabia qual a história gostaria de contar: um menino que luta contra a família para ser artista. Esbocei algumas linhas, tracei um perfil para esse menino e depois foi somente escutar as músicas, separar as que mais me tocavam, encontrar os outros personagens e histórias ali dentro das canções. Os personagens do texto saíram diretamente das letras da banda. Temos o Ryan, um garoto esportista, estilo surfista, pegador, que saiu da música Surfista de verão. Da música Vira amor depois, retirei o nerd Michel e a popular Ana Paula. A ideia do protagonista ter uma namorada e se apaixonar pela melhor amiga veio da música O amor vai conquistar você e por ai em diante.
Em duas semanas separei as faixas e escrevi o texto. Estava tudo pronto era somente aguardar a oportunidade para começar a produzir. O que ocorreu quando abrimos a primeira turma de teatro da Escola de Artes Porão Cênico. No final da primeira aula eu olhava para os alunos e parecia que eu já os via nos personagens do Minha Juventude… e na aula em que todos cantaram um solo tive a certeza que não poderia ser outra peça. Cheguei em casa, liguei para o José Carlos, e disse: “Zé, já sei o que farei com a turma nova, será o Minha Juventude!”.
Daí por diante foi só trabalho. Muita aula de expressão corporal, interpretação, teorias, jogos teatrais, aulas de canto, aulas de dança, logo vieram os testes finais para fechar o elenco e todo o processo de ensaio.
Há uma grande equipe trabalhando em prol do espetáculo. A direção geral está por minha conta, Marcos Honda, direção musical é responsabilidade do Junão Cananéia, produção e direção de elenco está com o José Carlos Henrique e as coreografias são da Andreza Moura, além do grande apoio que estamos tendo da Prefeitura de Inhumas, a cidade em que se encontra a sede do Grupo Porão Cênico.
Não é somente um espetáculo. É uma homenagem a banda Mr. Gyn. Queremos que percebam o quanto suas músicas falam por nós, e que se divirtam e se emocionem com a história contada por eles nas canções! E é uma honra participar disto. A banda Mr. Gyn está acompanhando todo o processo e já confirmaram presença no dia da estreia. O Anderson Richards, vocalista do Mr. Gyn, é uma pessoa sem igual, além de muito talentoso e um grande músico, é super atencioso, humilde, presente com a gente e está dando a maior força e apoio.”
Marcos Honda
Autor e diretor do Minha Juventude, um musical estilo Mr. Gyn de ser!
SERVIÇO
Minha Juventude, um musical estilo Mr. Gyn de ser!
Quando: 19 de fevereiro
Horário: 20 horas
Onde: Teatro Sesi Ferreira Pacheco, em Goiânia
Ingressos : R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,0 (meia)