Cultura

Nando Reis é grande compositor da atualidade

Datapage

Publicado em 12 de janeiro de 2016 às 22:42 | Atualizado há 4 meses

A história de um músico não é escrita apenas por ele mesmo. As parcerias, amizades e pessoas que acompanham a estrada de um cantor estão impressas tanto nas músicas como nas ações deste. Nando Reis é um destes exemplos na música brasileira. O começo da carreira bem como as parcerias que arrecadou neste percurso é o tempero a mais do seu trabalho. Um exemplo: o cantor é um dos jovens que começaram uma revolução na música em 1982 com a criação do grupo Titãs. A banda é considerada como uma das quatro maiores do Brasil neste gênero musical, acompanhada por Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e Barão Vermelho. O sucesso de Nando Reis veio dali, mas algum tempo depois ele seguiria carreira solo a qual mantém ativa desde então.

José Fernando Gomes dos Reis, ou Nando Reis apenas, nasceu no dia 12 de janeiro de 1963. Começou sua carreira no baixo e nos vocais de algumas canções do Titãs. Boa parte das composições iniciais da banda tem o nome de Nando assinado como compositor. O interesse pela música, mais especificamente pelo rock, surgiu na época de colégio. Os colegas de sala do Colégio Esquipe em São Paulo Arnaldo Antunes, Paulo Mikos, Tony Belloto e outros, não sabiam que a banda que começavam ali iria alssar o voo deles.

Nando Reis deixou os Titãs após a gravação do CD

A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana

, no ano de 2001. O músico dizia que ocorreu “incompatibilidade de pensamento” e também dizia estar abalado com a morte de sua amiga Cássia Eller. Algum tempo depois Nando viria a afirmar que o real motivo seria a vontade de se dedicar em um trabalho solo, ele havia tentando conversar com a banda sugerindo uma pausa de um ano para que pudesse ao menos concluir este trabalho. Ele também disse em entrevista que estava se afastando das composições fazia um tempo, o que de fato é notável pois as ultimas lançamentos do grupo contam com poucas músicas de usa autoria.

O relacionamento entre Cássia e Nando Reis foi bem forte desde o início. Os dois se conheciam desde o período do colégio e carregaram a amizade até o final da vida de Cássia. A canção All-Star, uma das mais emotivas do cantor, foi feita especialmente para Cássia Eller e nela o compositor expõe seu amor não correspondido. A relação dos dois vai além desse contato, conta-se que foi Nando quem encorajou Cássio à subir ao palco e se apresentar. A cantora era tímida e não confiava na sua voz, os conselhos do músico a ajudaram a tomar coragem e se tornar uma das principais vozes da MPB.

Carreira solo

A decisão de abandonar o grupo gerou brigas a priori, mas a amizade entre os músicos falou mais alto no dia 6 de outubro de 2012. Nando Reis e o resto da formação original se apresentaram no Espaço Américas, em São Paulo, na noite de comemoração dos 30 anos de carreira dos Titãs.

A carreira solo de Nando tem tanta valia (ou até mais) quanto seu trabalho no Titãs e outros parceiros. É um dos maiores compositores da nossa geração, sendo o responsável por canções como “Diariamente”, composto em parceria com sua ex-namorada Marisa Monte, “All Star”, “O Segundo Sol” e “Relicário”. Entre os hits que tem a mão de Nando “É Uma Partida de Futebol” é a que mais deve ter sido reproduzida pelos rádios do país. A parceria com o grupo mineiro Skank rendeu e marcou a memória. Nando Reis também compôs às músicas “Do Seu Lado”, gravado pelo grupo também mineiro Jota Quest e “Onde Você Mora”; e “Quem o meu sangue”, gravado pelo Cidade Negra.

Boa parte do trabalho de Nando Reis atualmente está voltado para essas parcerias. Em 2010, o Skank grava outra canção do músico, Sutilmente, e consegue a mídia pela simplicidade da letra e arranjos.

Também em 2010 Nando Reis gravou o DVD Bailão do Ruivão, projeto com músicas nacionais e internacionais reproduzidas com a parceria de grandes nomes da música brasileira. Participam deste trabalho a dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano, Joelma e Chimbinha e o grupo Zafennate. O DVD foi gravado na cidade de São Paulo, no Carioca Club.  Em 2013, participou, juntamente a Adriana Calcanhotto, de um show de apoio ao partido político Rede sustentabilidade. Em 2014, seu álbum “Sei Como Foi” em Belo Horizonte, Minas Gerais, foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias