Home / Cultura

Gastronomia

Nova Veneza, a 44 km de Goiânia, se torna capital da massa em Goiás

Evento tem início com show do cantor e ator Daniel Boaventura, velho conhecido do público

Tradicional: festival é realizado desde 2003 - Foto: Divulgação Tradicional: festival é realizado desde 2003 - Foto: Divulgação

Nova Veneza, a 44 km de Goiânia, se transforma a partir desta quinta-feira, 6, na capital da massa em território goiano. O Festival Italiano tem início com show do cantor Daniel Boaventura, conhecido do público brasileiro pelas aparições (algumas, é verdade, hilárias) em produções da TV Globo, caso da série-hit “Entre Tapas e Beijos”, exibida entre 2011 e 2015.

Também se apresentam o cantor italiano Tony Angeli, as duplas Weber e Alex, Jordana e Izadora e a cantora Anna Paula Drigo. A prefeitura do município quis atrair grande público com a programação. Será – portanto – a essência da cultura italiana para os goianos.

Cantor desde 2009, Daniel não é estranho à cultura italiana. Em 2010, foi inspirado pelo clima da novela e resolveu lançar seu segundo álbum, composto apenas por músicas italianas, intitulado Italiano. Famoso pela versatilidade, interpreta clássicos de Frank Sinatra, Elvis Presley e Barry White em seus shows, conhecidos por sua energia e emoção.

Na sexta, o destaque da programação será o cantor italiano Tony Angeli, 82. Vivendo no Brasil desde 1964, o músico encanta o público com as músicas de sua terra natal. Os tenores Weber e Alex participam do Festival Italiano de Nova Veneza pela primeira vez.

Neste ano, o Brasil celebra os 150 anos da imigração italiana. A festividade, lógico, chega à sua 18ª edição com boas atrações da terra da bota. Serão quatro dias de programação gastronômica e cultural em Nova Veneza. Aquela massa, mamma mia!, não pode faltar.

Tanto que neste ano, por exemplo, o Rondelli Cremosi virou o novo prato do festival. Leva massa fresca recheada com frango cremoso, regado a um molho branco e queijo catupiry, gratinado ao forno e salpicado de manjericão. A iguaria foi criada por Heloise Gomes Duarte, vencedora do concurso de massas realizado para incrementar o menu da Cantina da Nonna, a cozinha oficial do Festival Italiano de Nova Veneza.

Heloise escolheu a receita porque, de acordo com ela, o prato de inspiração italiana ainda não integra o cardápio do festival. Ou, melhor dizendo, não integrava.

Descendentes

"Fomos bastante procurados por chefs e cozinheiros de fora, mas somente cozinheiros da cidade puderam participar porque queremos incentivar o envolvimento cada vez maior dos moradores com o festival", disse Maria do Carmo Basílio, ao lembrar que cerca de 60% da população da cidade é composta por descendentes italianos, e a cidade é considerada a maior representação da imigração italiana no centro-oeste brasileiro.

Ou seja, além de trazer forte resgate cultural para a população local, o evento atrai visitantes com o objetivo de apreciar a cultura italiana tanto na culinária, quanto na dança e na música. O evento acontece de 6 a 9 de junho de 2024, com a temática "A casa da Itália", e conta com uma programação repleta de atrações nacionais e gratuitas para o público.

O Festival Italiano é realizado desde 2003, quando surgiu para valorizar a história da cidade, fundada por colonos italianos que vieram para o Brasil há mais de 100 anos. Hoje, cerca de 60% da população do município de Nova Veneza é formada por descendentes italianos.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias